Descrição de chapéu transporte público

Linha 12 da CPTM retoma viagens para a Grande SP após manhã de caos e superlotação

Circulação de trens está prejudicada desde sábado (3) em razão de descarrilamento de veículo de carga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após uma manhã de caos e estações lotadas, a operação da linha 12-safira na estação Tatuapé começou a se normalizar na tarde desta segunda (5), após a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) retomar viagens diretas no sentido da Grande São Paulo.

Os transtornos ocorrem desde a madrugada de sábado (3), quando um trem de carga descarrilou e interrompeu a circulação dos trens. A linha 11-coral, também afetada pelo descarrilamento, segue com velocidade reduzida nas proximidades da estação Tatuapé, na zona leste.

Vagão de metrô cheio
Movimentação de passageiros na linha 3-vermelha do metrô na tarde desta segunda (5) - Jardiel Carvalho/Folhapress

A CPTM informou que desde a madrugada desta segunda suas equipes atuam nos reparos da linha 12 no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, após a retirada total do trem de carga operado pela MRS Logística.

Desde as 14h, após quase 65 horas do acidente, os passageiros que saem da região central conseguem fazer viagens diretas pela linha 12, parcialmente liberada, segundo a CPTM, mas quem precisa voltar ainda deve fazer baldeação em Engenheiro Goulart e utilizar até o Tatuapé os ônibus do sistema Paese (acionados em caso de falhas), que já circulavam mais vazios do que a superlotação registrada durante a manhã.

Já o Expresso Aeroporto permanece com o serviço suspenso, por usar os mesmos trilhos da linha 12, e a operação só deve ser retomada com a liberação total das vias.

Conseguir voltar em uma só viagem, a tempo do jogo do Brasil x Coreia do Sul na Copa do Mundo, foi uma surpresa para o vendedor autônomo Eduardo Souza, 33.

"Moro em Ermelino Matarazzo [na zona leste]. Precisei fazer outro percurso e gastar um pouco mais", afirma.

Para a volta, ele diz que não viu indicações ou recebeu informações de que as viagens diretas haviam sido retomadas, apesar de a CPTM afirmar que equipes orientam os passageiros nas estações e que tem feito avisos sonoros nas unidades e nos canais de atendimento da companhia.

"Muita gente não está sabendo, não estão informando, ficamos sabendo aqui", diz Luis Ferreira, 47. O agente de estacionamento mora no Jardim Helena, também na zona leste, e também tentou a sorte na estação para voltar a tempo da partida. Pela manhã, ele conseguiu chegar ao trabalho porque saiu mais cedo.

Usuários fazem fila para pegar ônibus de emergência depois da interrupção de trecho da linha 12-safira da CPTM na manhã desta segunda-feira (5) - Reprodução/TV Globo

Já Daniele Loureiro, 28, também moradora do Jardim Helena, se atrasou. "Cheguei lá [Engenheiro Goulart] às 5h40, mas estava lotado, muito lotado, e cheguei atrasada", diz Daniele, que é auxiliar de limpeza.

Nas redes sociais, dezenas de trabalhadores e estudantes que tentam chegar aos seus destinos nessa manhã reclamam da situação.

"Absurdo como o trabalhador tem que enfrentar tamanho descaso", escreveu uma usuária identificada como Eliana Barboza.

"A operação Paese é aquele tapa buraco que não funciona, poder público tem várias experiências com essa operação e ela sempre deixa a desejar, aprender com erros passados não é o forte do governo estadual de SP", disse Natan Ewer.

Pela manhã foram acionados 80 ônibus do sistema Paese. Os veículos estão circulando superlotados e uma multidão espera nas imediações das estações para tentar embarcar. A SPTrans informou que a CPTM é a responsável por solicitar o número de ônibus que julga necessário para atender a demanda.

A CPTM informou que suas equipes atuam nos reparos da linha 12-safira. "Desde a madrugada de sábado, quando aconteceu o acidente, os técnicos da CPTM e da MRS trabalham de forma ininterrupta para a retirada das peças das vias. Foram cinco locomotivas, com 16 vagões de carga, sendo dez de areia e seis de bobina de aço (com 14 bobinas pesando 30 toneladas cada)", afirmou.

Após uma rigorosa avaliação dos trilhos, segundo a companhia, os técnicos começaram os reparos das vias da linha 11-coral, que voltou a circular às 4h desta segunda. As equipes vão atuar para entregar o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé, da Linha 12-safira, o mais rápido possível, afirma a companhia.

Ainda segundo a companhia, nesta segunda, para facilitar os deslocamentos dos passageiros, o Metrô continuou com a estratégia de iniciar a operação mais cedo, às 4h, prestando serviço nas estações Brás e Tatuapé, sem paradas nas estações intermediárias. Além disso, a transferência com a CPTM na estação Tatuapé está liberada.

"Os passageiros estão sendo orientados pelas equipes das estações e por avisos sonoros, além de informações nos canais de relacionamento da companhia. Informações também podem ser obtidas no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030", finalizou.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem nesta segunda-feira as avenidas Radial Leste e Celso Garcia, optando pela marginal Tietê. O órgão disse que vai reforçar as equipes de agentes e viaturas nos principais cruzamentos da região do Tatuapé e ao longo das rotas da operação Paese.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.