Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 trânsito

'Feriado' de jogo do Brasil e calor antecipam ida do paulistano ao litoral

Movimento na Anchieta-Imigrantes foi quase 40% maior que o normal na noite de quinta, quando capital teve trânsito recorde; ruas ficaram vazias nesta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após chegar a 400 km de congestionamento na última segunda (5), quando o Brasil goleou a Coreia do Sul na Copa do Mundo, a cidade de São Paulo registrou 90 km de lentidão às 11h30 desta sexta (9), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A combinação entre o tempo ensolarado previsto para o fim de semana e o jogo da seleção brasileira contra a Croácia, com a derrota do Brasil nos pênaltis, foi a oportunidade para paulistanos criarem um feriado e rumarem para o litoral.

A prefeitura da capital e o governo do estado suspenderam o expediente de servidores por causa do jogo.

foto mostra carros trafegando em via expressa. é possível ver uma placa com as indicações zona leste e centro
Movimentação do trânsito na Av. 23 de Maio, em São Paulo, antes do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo - Zanone Fraissat - 9.dez.22/Folhapress

A ida à praia, então, parece ter sido adiantada para a noite de quinta, que superou o congestionamento de segunda com 485 km de lentidão registrados pela CET às 18h30 —recorde no ano na cidade, um contraste com a tarde desta sexta.

As 13h, ou seja, no início do segundo tempo, o quadro de lentidão da CET apontou 0 km/h, índice que oscilou entre 1 km/h até o fim da partida. Ou seja, a cidade literalmente parou (e não o trânsito) para assistir ao último jogo do Brasil na Copa.

No início da noite, as 18h, o índice apontava 24 km de congestionamento, bem diferente para o pico de uma sexta-feira comum —no mesmo horário no dia 18 de novembro, última sexta antes do início do Mundial do Qatar, o motorista enfrentou 254 km de engarrafamentos na capital.

A Ecovias, concessionária que administra as rodovias Imigrantes e Anchieta, registrou 17,8 mil veículos no sentido do litoral, volume quase 37% maior do que o registrado na noite da quinta-feira anterior, em 1º de dezembro.

Já nesta sexta, o índice mais alto registrado durante o início da manhã foi às 7h30, com 62 km de congestionamento, bem abaixo da metade dos índices de outros dias da semana.

Às 11h30, o congestionamento na capital atingiu o pico de 90 km para quem saía do trabalho a tempo de assistir ao primeiro tempo do jogo, que começou às 12h, e voltou a cair em seguida.

Quem for passar o "feriadão" na praia terá dias de calor, com temperaturas que podem chegar aos 33°C em Santos, na Baixada, ou 28° C em Ubatuba, no litoral norte. Não há previsão de chuva até domingo (11).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.