Fuvest: prova acontece no domingo (4) com uso de máscara obrigatório; veja o que levar

Candidatos devem apresentar comprovante vacinal e a alimentação ocorrerá em local específico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A primeira fase da Fuvest 2023, vestibular para ingresso na USP (Universidade de São Paulo), acontece neste domingo (4), com abertura dos portões dos locais de prova ao meio-dia. A prova começa às 13h, com duração de cinco horas.

A prova tem 90 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Todas as questões serão de múltipla escolha.

Candidatos durante aplicação da segunda fase da Fuvest 2022, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 16.jan.2022/Folhapress

A orientação é de que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência para evitar contratempos.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Já no Interior e Litoral, acontecerão em Araçatuba, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Piracicaba, Pirassununga,

Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Os locais de prova podem ser consultados aqui.

A Fuvest divulgou um manual de biossegurança, que determina o uso de máscara obrigatório, assim como a apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19.

A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 30 de janeiro.

Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas via Sisu, o sistema de seleção do Ministério da Educação.

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 2.169 vagas, para candidatos EP (Escola Pública); e 1.088, para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas).

Para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 606 vagas para ampla concorrência; 1.237 para estudantes EP e 1.093 para estudantes EP/PPI.

O vestibular recebeu mais de 114 mil inscrições para esta edição.

O QUE LEVAR

Documento

Para acessar o local de prova é necessário levar um documento original com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), passaporte, carteira de trabalho, registro nacional de estrangeiros (RNE).

Máscara

O candidato precisa estar de máscara e levar mais algumas para substituição, caso deja necessário. Também será obrigatória a apresentação do comprovante de esquema vacinal completo contra Covid ou atestado médico que contraindique a imunização. Os candidatos poderão retirar a proteção apenas durante o reconhecimento facial.

Caneta azul

Para a prova, o candidato precisa levar caneta de tinta azul e tubo transparente. É permitido o uso de lápis ou lapiseira e borracha, para rascunho, além de apontador e régua transparente.

Alimentação

A prova tem longa duração, por isso, o candidato deve levar alimentos leves e que deem energia, como chocolates, barras de cereal, castanhas e frutas, além de garrafa de água. Os participantes deverão pedir ao fiscal para sair da sala de prova para se alimentarem em local determinado.

O QUE NÃO PODE

Aparelhos eletrônicos

Durante a realização da prova não é permitida a utilização de aparelhos eletrônicos, como celulares, calculadora, relógio ou qualquer aparelho reprodutor de áudio.

Comportamento

Não é permitido se comunicar com outros candidatos durante a prova, levar a folha de respostas ou a redação, tumultuar o ambiente, e se comportar de maneira grosseira ou desrespeitosa.

Vestimenta

De acordo com o edital, não é permitido o uso de bonés, gorros, chapéu, óculos de sol ou protetor auricular.

Os exames da segunda fase estão marcados para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas, para os cursos que exigem esse tipo de teste, serão feitas entre os dias 11 e 14 de janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.