As marginais Pinheiros e Tietê são as vias de São Paulo onde mais motociclistas morreram em 2021, segundo relatório divulgado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na tarde desta terça-feira (31).
De acordo com o documento, 14 pessoas perderam a vida em acidentes com motocicletas na marginal Pinheiros e outras 11, na marginal Tietê. Os números são maiores que os de 2020, com 12 e 9 óbitos, respectivamente.
Juntas, as duas marginais tiveram 7% das 363 mortes de motociclistas registradas em São Paulo em 2021. As demais estão pulverizadas pelo município.
A lista das vias mais letais para motociclistas inclui rodovias com trechos urbanos na cidade, como rodoanel, Raposo Tavares, Anhanguera, Ayrton Senna e dos Bandeirantes.
As marginais também lideram o ranking de todos os acidentes fatais, mas com a Tietê (30) à frente da Pinheiros (18).
O número de mortos na marginal Tietê nesta última estatística foi o maior desde 2014, quando ocorreram 37 registros de óbitos.
Em toda a cidade em 2021, diz o documento da CET, 44% das mortes no trânsito foram de motociclistas. Na média, é praticamente uma pessoa morta em acidente com moto por dia.
Ao todo, com outros veículos e atropelamentos, 823 pessoas morreram em 797 acidentes na capital no período.
A estatística leva em conta mortes ocorridas até 30 dias depois do sinistro de trânsito.
Locais com mais mortes de motociclistas em 2021 na capital
Via | Óbitos |
Marginal Pinheiros | 14 |
Marginal Tietê | 11 |
Av. Raimundo Pereira de Magalhães | 8 |
Av. do Estado | 7 |
Av. Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores | 8 |
Av. Senador Teotônio Vilela | 6 |
Estrada de Itapecerica | 6 |
Entre os motociclistas mortos em 2021, 94 tinham entre 20 e 24 anos, e 77 foram identificados como motofretistas.
Neste ano, houve 4.671 feridos em sinistros em que as pessoas estavam em motocicletas.
As motos representam 15,7% dos veículos em circulação pela cidade, contra 79,1% dos automóveis, 2,98% de ônibus, 1,37% de caminhões e 0,81% de bicicletas.
Quem morreu no trânsito em São Paulo em 2021
Usuários | Óbitos |
Motociclistas | 363 |
Pedestres | 286 |
Motoristas/Passageiros | 130 |
Ciclistas | 44 |
Já o Infosiga, sistema do governo de São Paulo com dados da Polícia Militar, mostrou que o número de motociclistas mortos na capital chegou a 405 vítimas no ano passado.
O número de mortes no trânsito em geral, que havia caído em 2019, voltou a crescer em 2020 e em 2021, segundo relatórios da CET.
A alta foi puxada pelos casos envolvendo motociclistas, principalmente pelo crescente serviço de entrega de produtos e alimentos para quem estava em casa por causa da pandemia de Covid-19.
Mortes no trânsito por ano na capital
Período | Óbitos |
2018 | 849 |
2019 | 791 |
2020 | 809 |
2021 | 823 |
No caso das marginais, Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP, diz acreditar ser necessária a implantação de faixa azul, exclusiva para os pilotos de motos, nas pistas expressas.
Instalada há um ano na avenida 23 de Maio, a faixa azul zerou o número de acidentes fatais naquela via, de acordo com a prefeitura. Nos três anos anteriores, de 2019 a 2021, haviam sido registradas 12 mortes no local.
Com base na experiência, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou no último dia 26 de janeiro que 220 km de faixa azul serão implantadas na cidade.
Mortes de motociclistas por ano na capital
Período | Óbitos |
2018 | 366 |
2019 | 297 |
2020 | 345 |
2021 | 363 |
A faixa na 23 de Maio, aprovada e autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), iniciou a operação em 25 de janeiro do ano passado.
Em nota, a prefeitura diz que as marginais fazem parte do estudo para adoção da faixa exclusiva de motocicleta. Mas não informa se há data para início.
A administração municipal lembra que as marginais são vias de trânsito rápido, onde já vigoram restrições à circulação de motociclistas em pistas expressas "sendo recomendado seu trânsito pela pista local, cuja velocidade máxima permitida é mais apropriada para a circulação de motos".
Nas vias locais, explica Ejzenberg, porém, mesmo com a velocidade menor, os motociclistas acabam sendo mais expostos a riscos, por causa da mudança constantes de carros e caminhões de faixas, de carros que deixam garagens ou ônibus que param e saem de pontos, além do acesso à marginal por ruas espalhadas ao longo da via.
Para tentar reduzir a estatística de mortes, o especialista afirma que também é necessário implantar áreas exclusivas de parada para motociclistas à frente dos carros em praticamente todos os cruzamentos com semáforos na cidade.
Ejzenberg acrescenta ser importante aumentar a fiscalização de velocidade das motos, inclusive com radares manuais, além de fazer parceria com as empresas de aplicativo de entrega para criar mecanismos de punição a motociclistas que cometerem imprudências no trânsito para fazer o trabalho mais rápido.
Veículos envolvidos em sinistros de trânsito fatais em 2021
Tipo | Número |
Motocicletas | 440 |
Automóveis | 397 |
Ônibus | 102 |
Caminhões | 94 |
Sem informações | 56 |
Bicicletas | 47 |
O engenheiro também diz que, se a prefeitura perder a queda de braço com as empresas de aplicativos de transporte e permitir a implantação de mototáxi, há uma tendência de piora acelerada nas estatísticas de mortes. "Principalmente na periferia, esse serviço irá tirar passageiros do transporte público, por ser barato e rápido, mas é um meio de transporte mortal."
A Uber anunciou o serviço de mototáxi em 5 de janeiro, com base em uma legislação nacional, mas sem regulamentação local. No dia seguinte, Nunes assinou um decreto proibindo a modalidade de transporte exatamente para evitar uma disparada ainda maior no número de óbitos no trânsito. Apenas na última segunda (30), as empresas Uber e 99 anunciaram que iriam suspender o serviço de caronas em motocicletas na cidade de São Paulo.
Queda
Segundo a CET, pelo segundo ano seguido, o número total de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo caiu. Ao longo de 2021, foram registradas 6.860 ocorrências (somando-se os atropelamentos e sinistros veiculares), com queda de 30% em relação a 2020, quando foram registradas 9.837 ocorrências desse tipo.
O número total de vítimas feridas nesses acidentes também caiu 30%. Foram 8.439 em 2021, ante 12.152 em 2020.
A Prefeitura de São Paulo diz que vem implementando uma série de medidas para reduzir o número de sinistros, de feridos e de mortos no trânsito da cidade.
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