Descrição de chapéu chuva

Litoral norte de São Paulo deve ter chuva todo dia até sexta-feira (24)

Segundo o Climatempo, o risco é altíssimo para novos deslizamentos de terra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As cidades do litoral norte paulista terão chuvas todos os dias pelo menos até sexta-feira (24), segundo previsão do Climatempo. A região é palco de uma tragédia por causa de chuvas históricas do último final semana, que deixaram ao menos 48 pessoas mortas e dezenas de desaparecidos.

São Sebastião foi a cidade mais atingida pelos estragos e concentra quase todos os registros de mortes.

Região montanhosa com parte da vegetação arrancada por deslizamentos de terra em São Sebastião (SP); cidade que concentra a maior parte dos estragos da chuva - Bruno Santos/Folhapress

Estão previstas pancadas de chuvas, com riscos de temporais, no período entre as tardes e noites, que podem acumular, em média, de 30 mm a 50 mm, diariamente.

Esse volume comparado com o registrado no último final de semana parece pouco, já que algumas estações chegaram a registrar acumulados da ordem de 600 mm em 24 horas.

Na praia de Barra do Sahy, a mais afetada pela tragédia, um corpo é encontrado e retirado pelas equipes de resgate - Bruno Santos/Folhapress

Essa quantidade de precipitação, contudo, em poucas horas, tem capacidade de formar alagamentos e, se vier acompanhada de rajadas de ventos, como é comum no verão, derrubar galhos e árvores.

"Com toda a chuva que caiu no litoral norte no último fim de semana, a situação torna-se ainda mais crítica com os temporais previstos para os próximos dias. O solo já muito encharcado fica bastante vulnerável para o risco de novos deslizamentos", de acordo com a meteorologista do Climatempo.

De terça (21) a sexta, a previsão do Climatempo é de 200 mm de chuva para o litoral norte.

A situação é de perigo para toda a região, alerta a empresa, com altíssimo risco geo-hidrológico e com potencial de novos deslizamentos e enxurradas.

O ar quente e úmido predominam no estado e causam sensação de abafamento.

Entre o domingo (26) e a terça (28), as instabilidades se intensificarão consideravelmente e a chuva aumenta devido a passagem de uma frente fria nos últimos dias do mês. Áreas do litoral sul e Vale do Ribeira merecem atenção especial, mas de maneira geral, todo o leste paulista vai sofrer novamente com os volumes e a frequência da chuva.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.