Morre advogado atingido pela própria arma em exame de ressonância em SP

Leandro Mathias, 40, estava internado em um hospital da capital desde janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O advogado Leandro Mathias, 40, que foi atingido por um disparo de sua própria arma no último dia 16 de janeiro, morreu por volta das 17h30 desta segunda-feira (6).

A confirmação foi feita por um advogado, colega de faculdade dele.

O acidente ocorreu em um laboratório na região dos Jardins, bairro nobre de São Paulo, quando Mathias acompanhava a mãe num exame de ressonância magnética. Acionada a máquina, o magnetismo puxou a arma, uma pistola 9 mm, que estava na cintura do advogado, e a disparou contra ele.

O tiro perfurou a região abdominal do advogado, que foi levado para o Hospital São Luiz, na zona sul de São Paulo, em estado grave.

O advogado e influencer armamentista Leandro Mathias Novaes, baleado pela própria arma ao acompanhar a mãe em exame de ressonância magnética, morreu nesta segunda-feira (6); ele estava internado em estado grave em um hospital da zona sul de SP - Reprodução

O advogado, que se declarava armamentista, matinha uma conta ativa no TikTok, com mais de 49 mil seguidores, na qual tira dúvidas sobre posse e porte de armamentos, do ponto de vista jurídico.

A Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, publicou em suas sociais uma nota de falecimento por volta das 20h30 desta terça.

"É com profundo pesar que a OAB Cotia comunica a todos os colegas advogados a perda inesperada do nosso querido amigo e advogado Dr. Leandro Mathias de Novaes. Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento de dor."

Vários advogados lamentaram a morte na publicação da OAB da cidade da região metropolitana.

Em sua página do Facebook, onde Mathias se identificava como presidente Comissão de Prerrogativas na OAB de Cotia, entre outros na subseção, foi colocada uma mensagem de "em memória".

Suas postagens tiravam dúvidas de internautas pró-armas sobre o tema, incluindo legítima defesa e excludente de ilicitude. Há fotos suas com armas de fogo.

Os posts são marcados por hashtags com termos como CAC (sigla para Caçadores, Atiradores e Colecionadores), legítima defesa, pró-armas, direita conservadora e eu reajo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Mathias tinha registro do armamento e autorização de porte.

O advogado e influencer armamentista Leandro Mathias Novaes em foto na rede social TikTok - Reprodução/leandromathias_adv do tiktok

Segundo o Laboratório Cura, onde ocorreu o acidente, antes de entrar na sala de exames, Mathias assinou um termo de ciência sobre os procedimentos para acessar as instalações onde são feitos os exames de ressonância magnética, o que inclui a necessidade de retirada de todos os objetos metálicos das roupas e do corpo. Ele não mencionou que portava uma arma de fogo, segundo a unidade.

Mathias era casado e tinha uma filha. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre velório e enterro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.