Suspeito de participar de chacina após jogo de sinuca é morto em confronto com a polícia

Outro homem que teria participado do assassinato de sete pessoas, incluindo uma adolescente, segue sendo procurado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

A Polícia Civil de Mato Grosso disse na noite desta quarta-feira (22) que um dos suspeitos de cometer uma chacina que deixou sete mortos em Sinop, a 504 km de Cuiabá, foi morto em confronto com o Bope.

Segundo a polícia, o suspeito do crime Ezequias Souza Ribeiro, 27, foi socorrido ao Hospital Regional de Sinop, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a corporação.

O outro suspeito é Edgar Ricardo de Oliveira, 30. Ele tem registro de CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Câmeras de segurança do bar registraram o momento das execuções da chacina em Sinop, Mato Grosso - Reprodução

A chacina aconteceu em um bar. De acordo com a polícia, testemunhas afirmaram que dois homens estavam jogando sinuca com outras pessoas e teriam perdido uma quantia significativa de dinheiro.

Após ser alvo de deboche, a dupla foi embora em uma caminhonete branca e retornou armada. Um estava com uma pistola 380 e o outro, com uma espingarda calibre 12, ainda segundo a Polícia Civil.

O homem que estava com a pistola colocou todas as vítimas em uma parede. Depois, junto com o parceiro, ele fez disparos contra o grupo. Câmeras de segurança do bar registraram o crime.

Seis vítimas estavam mortas quando a polícia chegou ao local, enquanto a sétima, Elizeu Santos da Silva, 47, morreu no hospital.

Entre os sete mortos havia pai e filha, Getúlio Rodrigues Frazão Júnior, 36, e a adolescente Larissa Frazão de Almeida, 12.

Também morreram Orisberto Pereira Sousa, 38, Adriano Balbinote, 46, Josué Ramos Tenório, 48, e Maciel Bruno de Andrade Costa, 35.

Todos as pessoas que foram baleadas morreram, inclusive duas que tentaram fugir no momento do ataque. Outras duas estavam no estabelecimento e não foram atingidas.

Um dos suspeitos, Edgar tem registro de CAC em um clube de tiro em Sinop.

Nas redes sociais, circulam postagens atribuídas a ele que mostram um homem praticando disparos de armas. A equipe de homicídios da Polícia Civil ainda apura a veracidade das publicações e se os conteúdos são vinculados ao suspeito.

Em um dos vídeos publicados, o homem mostra um clube de tiro e acertado um alvo. As balas utilizadas nos disparos são exibidas.

Por meio do Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), comentou o caso. "Mais 7 homicídios brutais. Mais um resultado trágico da irresponsável política armamentista que levou à proliferação de 'clubes de tiro', supostamente destinados a 'pessoas de bem' (como alega a extrema direita)", escreveu.

O ex-juiz Sergio Moro, eleito senador pelo Paraná em 2022, também mencionou o caso. "Os dois responsáveis pelos assassinatos covardes em Sinop/MT devem ser caçados, presos, condenados e abandonados na prisão pelo restante de suas vidas. Minha solidariedade às vítimas e aos seus familiares."

Levantamento publicado pelo Instituto Sou da Paz aponta que o número de armas nas mãos dos civis disparou durante o governo de Jair Bolsonaro e chegou a 2.965.439 ao fim de 2022, mais que o dobro do dado de 2018.

As armas de CACs registradas em 2018 eram 59.417, passando para 431.137 em 2022.

O delegado responsável pela investigação, Bráulio Junqueira, ouviu durante a madrugada as testemunhas do crime e pediu à Justiça a prisão dos dois suspeitos –ainda antes da morte de um deles em confronto.

Informações que possam levar à localização de Edgar podem ser encaminhadas ao telefone de denúncias 197 da Polícia Civil mato-grossense.

O veículo no qual estavam os suspeitos foi localizado no bairro Gente Feliz, em Sinop. No automóvel, policiais encontraram uma das armas usadas nos homicídios, a espingarda calibre 12, além de 12 munições e os carregadores da pistola. O veículo e os materiais foram encaminhados à delegacia do município.

O caso é investigado como homicídio doloso (intencional) por meio do uso de arma de fogo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.