Descrição de chapéu chuva

Bombeiros encontram corpo de mulher no rio Tietê após chuvas em SP

Temporal causou transtornos na capital paulista; zona leste da cidade foi a mais afetada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os bombeiros encontraram o corpo de uma mulher, na Ponte Estaiadinha, na junção dos rios Tietê e Tamanduateí, em São Paulo.

A suspeita é que ela tenha morrido em decorrência da tempestade que caiu na tarde desta segunda-feira (13). Se confirmada, será a segunda morte causada pela chuva forte na capital na última semana.

No dia 8 de março, uma idosa de 88 anos morreu afogada após o carro em que estava ter ficado submerso na rua Gaivota, no bairro de Moema (zona sul).

Forte chuva causa pontos de alagamento na cidade
Rua na zona leste da capital paulista; forte chuva causa pontos de alagamento na cidade - Band TV/Reproducao

A tempestade desta segunda provocou alagamentos, quedas de árvores e desabamento em diversos pontos da cidade de São Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) suspendeu o rodízio municipal de veículos e de caminhões na tarde desta segunda, em razão do temporal.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura, o volume da chuva chegou a 88 milímetros na Mooca (zona leste) —o esperado para o mês para toda a cidade é de 178 milímetros.

Rajadas de vento atingiram 33,8 km/h em Santana e no Tucuruvi, ambos na zona norte.

As fortes chuvas também provocaram 79 acionamentos à Defesa Civil do município. Foram 40 ocorrências de queda de árvores, 21 desabamentos e 18 deslizamentos.

O solo encharcado ajudou a elevar o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra nas áreas de risco. Houve decreto de estado de atenção para alagamentos em toda a cidade das 14h40 até às 18h.

Equipes de resgate usam bote na zona leste - Band TV/Reprodução

No Jardim Ângela (zona sul), um muro e duas árvores caíram sobre uma casa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os dois cachorros da família estão desaparecidos.

Houve transbordamento do córrego Mooca, provocando alagamento no cruzamento das avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Salim Farah Maluf, na zona leste.

Também houve transbordamento do córrego Morro do S, no Capão Redondo (zona sul), no cruzamento da avenida Ellis Maas com a Comendador Sant´Anna, Zona Sul.

Segundo o CGE, na cidade de São Paulo, a chuva começará a diminuir na quarta-feira (15). Até lá, o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra continuará alto.

A terça-feira (14) será com sol entre nuvens e temperaturas em elevação no decorrer do dia. Os termômetros deverão variar entre 18°C e 28°C. Por causa das áreas de instabilidade, haverá possibilidade de pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento.

A quarta-feira também terá sol e a temperatura poderá chegar aos 29°C. A chegada da brisa marítima aumentará a nebulosidade, o que favorecerá a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas, na Grande São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.