Homem cai de escada e morre em albergue que Prefeitura de SP havia prometido desativar

Gestão Ricardo Nunes disse que ele sofreu um acidente ao escorregar em um degrau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem de 45 anos morreu após cair em um albergue na Água Rasa, na zona leste de São Paulo, na tarde deste domingo (19).

Segundo a Polícia Militar, o albergado caiu de uma escada dentro do CTA (Centro Temporário de Acolhida) Água Rasa. Ele foi socorrido por uma ambulância do Resgate do Corpo de Bombeiros em parada cardiorrespiratória para o Hospital João 23, na Mooca.

A morte foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, que lamentou o caso e disse que o homem sofreu um acidente ao escorregar em um degrau da escada. "Assim que o acidente aconteceu, ele foi socorrido pelos colaboradores da Organização da Sociedade Civil responsável pelo serviço, que imediatamente acionaram o resgate", diz um trecho do comunicado.

Conforme a gestão municipal, Marcos Antônio da Silva registrava passagens em serviços da rede socioassistencial da prefeitura desde 2019 e estava acolhido no local desde janeiro deste ano.

Fachada do Centro Temporário de Acolhida Água Rasa
Gestão Ricardo Nunes havia confirmado problemas de estrutura no abrigo e prometido desativá-lo até sábado (18) - Paulo Eduardo Dias/Folhapress

Uma testemunha contou à reportagem que Silva caiu de costas e bateu a nuca em um dos degraus da escada, abrindo um corte na cabeça. A testemunha relatou que os socorristas dos bombeiros estiveram no local e realizaram manobras de reanimação na vítima, que deixou o abrigo desacordada.

A reportagem teve acesso a um vídeo na tarde desta segunda-feira (20) do momento em que o homem desce as escadas e cai.

A Folha mostrou neste mês as condições precárias em que se encontra o albergue em questão. Diante das constatações, a gestão Ricardo Nunes (MDB) havia prometido encerrar as atividades e transferir todos os seus usuários até sábado (18).

Entre os problemas revelados pela reportagem estava a falta de corrimão adequado, com algumas partes quebradas.

Conforme um convivente do local, a unidade funcionava normalmente neste domingo com 60 moradores de rua abrigados no espaço.

Na mesma nota sobre a morte, a prefeitura afirmou que o atraso na desativação ocorreu devido a uma obra emergencial necessária em um dos banheiros do novo equipamento.

"A transferência definitiva dos acolhidos no CTA 11 para o Centro de Acolhida 'Cidade Refúgio 3', localizado na avenida Álvaro Ramos, 2174, na Quarta Parada, na zona leste, foi adiada e será concretizada nesta segunda-feira (20)", acrescentou o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.