Descrição de chapéu yanomami

PF deflagra operação contra suspeitos de movimentar R$ 30 milhões em ouro ilegal da terra yanomami

Grupo é investigado por usar empresas de fachada; policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (25) uma operação contra um grupo suspeito de intermediar a compra de ouro extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima. Também foi determinado o bloqueio de bens dos suspeitos.

O inquérito policial aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 30 milhões em quatro anos. Por meio de empresas de fachada ou com atividades regulares sem relação com a mineração, receberiam valores de diversos estados do país.

Piloto de avião que opera ilegalmente em garimpo na Terra Indígena Yanomami mostra ouro extraído de dentro da reserva - Lalo de Almeida - 7.fev.23/ Folhapress

Segundo a PF, as investigações da operação Ponte de Ouro começaram em 2020, com a prisão, pelo Exército, de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Na ocasião, eles contaram que compravam outro extraído ilegalmente da área.

Para não levantar suspeitas, segundo a investigação, os envolvidos sacavam os altos valores de forma fracionada. As investigações seguem em andamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.