Descrição de chapéu Interior de São Paulo

FAB localiza avião que desapareceu após decolar de Jundiaí (SP)

Aeronave de pequeno porte está registrada em nome de uma multinacional chinesa especializada em comércio exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou que localizou um avião bimotor desaparecido na região da Serra do Japi, em Jundiaí, no interior de São Paulo. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Segundo a corporação, a queda ocorreu por volta das 20h40 desta quinta-feira (28).

Três equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, com apoio da FAB e do helicóptero Águia da Polícia Militar, fazem as buscas por destroços, que foram encerradas por volta das 20h30 desta sexta-feira (29) por falta de visibilidade. As ações serão retomadas na manhã deste sábado (30).

Local na Serra do Japi onde foram encontrados destroços da aeronave desaparecida
Local na Serra do Japi onde foram encontrados destroços da aeronave desaparecida - Divulgação/GCM de Jundiaí

A aeronave modelo Piper Aircraft, matrícula PT-WLP, com capacidade para cinco passageiros, decolou do aeroporto de Jundiaí às 20h15 desta quinta-feira com destino ao aeroporto de Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, segundo a Rede Voa, concessionária do aeroporto.

"Próximo ao local, [o piloto] informou ao controle que iria retornar ao Aeroporto de Jundiaí devido à inoperância do aeródromo de destino", diz trecho de nota emitida pela empresa. Pela manhã, ao não constatar o retorno da aeronave, as autoridades foram comunicadas.

Não há informações sobre vítimas.

A aeronave está registrada como propriedade da empresa HKTC do Brasil, multinacional chinesa especializada em comércio exterior.

O equipamento estava com a documentação em dia, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e a licença previa apenas serviços aéreos privados, sendo vedado o uso para táxi aéreo.

No início da noite, uma equipe de dez guardas municipais da Divisão Florestal de Jundiaí encontraram objetos apontados como destroços da aeronave durante patrulhamento na região da Santa Clara, em uma área próxima da estrada da Laranja Azeda.

O Corpo de Bombeiros informou que foram encontrados objetos de fibra que podem ser da aeronave.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.