Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Nível do Guaíba volta a subir e há pontos de alagamentos em Porto Alegre

No sábado o lago ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira (3) junto à Usina do Gasômetro, na região central da capital do Rio Grande do Sul. Chegou a 3,85 metros às 6h15, aumento de 42 centímetros nas últimas seis horas.

Há pontos de alagamentos na cidade. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os pontos alagados estão: avenidas Praia de Belas, Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.

Moradores e comerciantes do bairro Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, limpam imóveis neste sábado (1º), após enchente. Na foto, Rudimar Capalonga, 63, limpa seu bar perto da Arena do Grêmio.
Moradores e comerciantes do bairro Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, limpam imóveis - Leonardo Vieceli - 1º.maio.24/Folhapress

No sábado (1º), o nível ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês. Chegou a 3,57 metros às 6h30 de sábado e a 3,55 metros às 8h15.

O nível na região do Gasômetro se tornou, na última semana, a nova referência oficial para acompanhar a água do lago, antes aferida no cais Mauá (onde a cota de inundação era de 3 metros, e o de alerta, 2,55 metros). O novo parâmetro foi estabelecido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

O número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 172 na manhã deste domingo (2), quando a Defesa Civil do estado confirmou mais um óbito. Outros dois foram registrados neste sábado (1º) após uma semana sem aumento de mortes.

Ainda há 42 desaparecidos , e mais de 617 mil pessoas continuam fora de suas casas —cerca de 13 mil a menos do que o registrado no início da semana passada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.