Descrição de chapéu previsão do tempo

São Paulo pode ter dia mais quente para um mês de junho neste fim de semana

Inmet prevê que termômetros fiquem em torno de 28ºC no domingo, mas fará frio nas primeiras horas da manhã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de São Paulo poderá ter neste fim de semana o dia mais quente para um mês de junho. Segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima no domingo (9) deverá ficar em torno de 28ºC.

Medições do instituto apontam que o dia mais para o mês foi em 8 de junho de 1992, quando a temperatura de 28,8ºC acabou registrada em medição realizada na estação meteorológica no Mirante de Santana, na zona norte do município.

Essa é a maior marca ao menos desde 1961, quando os dados da série histórica iniciada em 1943 passaram a ser digitalizados para acesso.

Margem da represa Guarapiranga, no extremo-sul de São Paulo, em dia de calor; paulistano poderá encarar maior temperatura para um mês de junho neste fim de semana - Karime Xavier - 1º.mai.24/Folhapress

Neste sábado (8), o Inmet aponta que os termômetros podem chegar a 27ºC no município. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

O paulistano irá enfrentar um fim de semana de calor a menos de duas semanas para o início do inverno, que começa às 17h51 do próximo dia 21 de junho.

De acordo com o meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela, do Inmet, o aumento das temperaturas máximas se deve ao fortalecimento de um centro de alta pressão atmosférica que estabiliza o tempo.

Assim, explica, ocorrem inibição de nebulosidade, aumento da radiação solar direta incidente à superfície e inversão térmica.

No domingo, por exemplo, a mínima prevista para as primeiras horas do dia é de 14ºC e à tarde, a temperatura pode praticamente dobrar.

"É como se houvesse uma força maior comprimindo a coluna atmosférica de cima para a superfície". diz, "Esta compressão também ajuda a aquecer a temperatura."

A Climatempo explica que o veranico deve continuar até até a próxima sexta-feira (14). Segundo a agência, as temperaturas tendem a ficar de 3º a 5º acima do normal para o período. A média para o mês na cidade de São Paulo é de 21°C, afirma.

A alta pressão também pode provocar formação de nevoeiros pela manhã na faixa leste do estado, como em municípios do litoral norte.

Nesta sexta-feira (7), a Marinha emitiu um alerta afirmando que a interação entre uma massa de ar frio e a temperatura da superfície do mar, relativamente mais quente, poderá ocasionar nevoeiros esparsos na faixa litorânea entre Florianópolis (SC) e São Sebastião (SP) na manhã deste sábado.

Além do calor, é São Paulo também deve enfrentar baixa umidade do ar, problema que também atinge toda a região Centro-Oeste e partes de Minas Gerais.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, os índices devem variar entre 30% e 40% neste sábado na capital paulista.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a umidade abaixo de 60% já é prejudicial à população.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.