Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2010 - 10h00

Jovem gay faz mais sexo desprotegido do que hétero, diz Ministério da Saúde

Publicidade

DE BRASÍLIA

Em relações com parceiro fixo, os meninos que fazem sexo homossexual estão se protegendo menos do que os jovens heterossexuais. A informação está em pesquisa que será divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. Para o trabalho, foram entrevistados 3.610 homens de dez cidades brasileiras em 2008.

Entre os jovens que fazem sexo homossexual, 29,3% utilizaram preservativo nas relações com parceiros fixos no ano anterior à pesquisa. Entre os jovens heterossexuais, o percentual fica em 34,6%.

Os dois grupos, no entanto, se aproximam quando é analisada a proteção nas relações casuais.

A pesquisa usa o termo HSH (homens que fazem sexo com homens), que abrange os gays e inclui os que fazem sexo homossexual, mas não se colocam nessa categoria.

Os jovens gays estão entre as maiores preocupações do governo em relação à Aids. Entre os meninos de 13 a 19 anos, 33,5% dos casos de HIV são transmitidos por sexo homossexual e 28,3% por sexo heterossexual.

A pesquisa mostra também que os HSHs têm escolaridade maior do que o resto da população masculina. Entre eles, 52,2% têm 11 anos ou mais de escolaridade, contra 25,4% dos outros homens.

O estudo também revelou que eles procuram mais do que o resto da população masculina os serviços de saúde para receber preservativos e fazer testes de HIV.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página