Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2010 - 23h50

Moradores de Paraitinga protestam contra Telefónica por prédio histórico

Publicidade

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Moradores de São Luiz do Paraitinga (182 km de SP) organizaram manifestações e agora preparam um abaixo-assinado contra a Telefónica por causa de um sobrado histórico que pertence à empresa. O local, tombado pelo patrimônio histórico, apresenta vários sinais de deterioração.

Em faixas na cidade, eles convocam até um boicote à companhia. Em estilo neoclássico, o imóvel foi construído na década de 1860, no período cafeeiro na cidade.

Uma lei estadual obriga proprietários de edifícios tombados a preservar o imóvel, sob pena de multa. Em 2003, o Ministério Público acionou a empresa por causa da má conservação, mas a ação foi extinta após um acordo com a prefeitura.

O município recebeu o imóvel em regime de comodato por dez anos. Em troca, faria as reformas. Alguns serviços da prefeitura foram transferidos para o local, mas nenhum reparo foi realizado.

Em 2009, após relatos de acidentes no sobrado, um laudo do Corpo de Bombeiros atestou o perigo e os serviços foram mudados para outras instalações.

A assessora de planejamento do município, Cristiane Bittencourt, afirma que o município pretendia reformar o imóvel, mas o projeto foi paralisado devido à enchente de janeiro.

Segundo ela, a prefeitura e a Telefónica estudam agora um novo acordo, onde a empresa arcaria com as reformas. "Os engenheiros já vieram fazer as visitas. O que falta agora é formalizar um projeto", afirmou.

A Telefónica, por meio de sua assessoria, informou que ainda está avaliando os impactos na estrutura do prédio para fazer os reparos necessários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página