Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2010 - 08h22

Cinco pessoas são presas por embriaguez ao volante após jogo do Brasil em SP

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (25) cinco pessoas por embriaguez ao volante durante operação realizada em São Paulo após o jogo do Brasil pela Copa do Mundo.

Lei seca completa 2 anos de vigência

Essa foi a terceira edição da Operação Direção Segura - Viva Brasil, feita por policiais do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) até as 18h30. Participaram da operação oito equipes que realizaram 24 blitze em todas as regiões da cidade.

Ao todo, 1.104 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro. Além das cinco pessoas presas por embriaguez --quando a concentração de álcool por litro de sangue é igual ou superior a seis decigramas-- outras 18 pessoas foram autuadas por dirigirem sob efeito do álcool.

Nos dois primeiros jogos, 840 pessoas foram abordadas e 725 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. Ao todo, sete motoristas foram presos em flagrante por embriaguez e 31 foram autuados.

Lei seca

A lei seca foi instituída em 20 de junho de 2008 e recebeu duras críticas por ser uma das mais rígidas da América e da Europa, com limite de 2 decigramas de álcool por litro de sangue, sendo apenas comparável aos regimentos aplicados em algumas nações do leste europeu, como Romênia e Hungria, onde o limite é zero.

Segundo a Polícia Militar, antes da aplicação da lei seca, já era realizado o programa ODS (Operação Direção Segura) na cidade de São Paulo fiscalizando e orientando os motoristas sobre o perigo de dirigir embriagado. As operações eram realizadas exclusivamente pelo 34° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, especializado no policiamento de trânsito da capital.

Com a lei seca, a fiscalização foi intensificada com a implantação do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) e com a partipação massiva de todos os 32 batalhões, das áreas mais centrais da cidade até seus extremos diminuindo os casos de acidentes por embriaguez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página