Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 16h26

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio, é totalmente controlado

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

O incêndio que atingia o Parque Nacional do Itatiaia, na fronteira do Rio com Minas Gerais, foi controlado na noite de domingo (15). A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Resende (RJ), tenente-coronel Ernani da Mota.

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio, começa a ser controlado
Helicóptero chega ao Parque Nacional do Itatiaia, no Rio, para combater incêndio

Uma equipe com cerca de 170 brigadistas -- entre soldados do Corpo de Bombeiros e homens da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) -- participou da operação de combate ao fogo. Eles também contaram com o auxílio de um helicóptero do Batalhão de Aviação do Exército.

No início da tarde desta segunda, o coronel Mota realizou um sobrevoo de helicóptero na região e não detectou nenhum foco de incêndio. Ele ainda informou que aguarda melhora nas condições climáticas para realizar outra inspeção aérea na região afetada.

"Ainda não temos como informar as causas e a dimensão do incêndio. Acredito que o fogo tenha sido provocado por turistas ou campistas que não tomam o devido cuidado ao acender fogueiras. Há também a hipótese do incêndio ter sido causado por pecuaristas, pastores ou pequenos fazendeiros que querem preparar a área para animais", afirmou à Folha o coronel do Corpo de Bombeiros.

O incêndio começou na madrugada de sexta-feira (13) e durou três dias. Segundo Mota, o fogo teria surgido no município de Itamonte, em Minas Gerais. "Apesar do incêndio ter sido controlado, minha equipe continua em alerta caso surjam novos focos na floresta", destacou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página