Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 19h40

PMs usam estádio do Pacaembu para treinar segurança da Copa-2014

Publicidade

DE SÃO PAULO

Na manhã desta terça-feira, 34 policiais militares participaram de uma demonstração prática de técnicas aprendidas no curso de Segurança em Praças Desportivas, ministrado pela PM de São Paulo desde o dia 9 de agosto. A demonstração ocorreu no estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo. Participaram 20 policiais paulistas, 13 de outros Estados um oficial da Aeronáutica.

Veja galeria de imagens

"A polícia é um complemento necessário para a realização de grandes eventos, como estrutura de estádio adequada e boa organização. E nós temos condições de receber um grande evento como a Copa do Mundo com total tranquilidade", disse o major Leandro Pavani Agostini, do 2º Batalhão de Choque.

Aline Henrique/SSP
Policiais militares simulam contenção de torcedores na arquibancada do Pacaembu, na zona oeste de SP
Policiais militares simulam contenção de torcedores na arquibancada do Pacaembu, na zona oeste de SP

Durante a simulação, os oficiais tiveram que lidar com várias situações que podem acontecer durante uma partida de futebol. Foi praticada a escolta de um ônibus com jogadores e o cordão de isolamento da "torcida" --neste caso, formada por 350 alunos da Escola Superior de Soldados.

Outro grupo treinou o trabalho de vistoria dentro do estádio, e acabou localizando uma bomba, com uso de cão farejador, dentro de um banheiro químico. O artefato fazia parte do treinamento.

Policiais do Comando de Operações Especiais usaram cordas para descer da cobertura do estádio e retirar autoridades. O local foi isolado e o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) acionado. Um robô foi usado para mover a bomba do banheiro até uma barraca especial, onde um policial a desarmou.

Também foi praticada a técnica de revista na torcida, com um policial equipado com um óculos de biometria facial, para ajudar a identificar torcedores suspeitos.

Aline Henrique/SSP
Equipamento de biometria, que polícia pretende usar para que PMs identifiquem torcedores considerados suspeitos
Equipamento de biometria, que polícia pretende usar para que PMs identifiquem torcedores considerados suspeitos

Na arquibancada, a torcida de PMs simulou a comemoração de lances e até invasão de campo. O Corpo de Bombeiros simulou o atendimento a feridos e o helicóptero Águia, da PM, o pouso no campo.

O objetivo do curso, que termina no próximo dia 28, é padronizar, capacitar e transmitir conhecimentos sobre táticas e técnicas de policiamento para grandes eventos, inclusive a Copa do Mundo. "Estamos fazendo um trabalho de transição. Tentamos privilegiar também o pós-Copa para ter, em 2015, uma polícia melhor; estádios melhores e uma organização melhor preparada para grandes eventos como São Paulo merece", afirmou o major Agostini.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página