Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2010 - 21h14

Promotoria denuncia 4 por invasão e derrubada de helicóptero em morro no Rio

Publicidade

DO RIO

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou à Justiça nesta quarta-feira quatro traficantes envolvidos na tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel (zona norte), que resultou na derrubada de um helicóptero e na morte de três policiais, em outubro de 2009.

Polícia do Rio indicia traficante Zeu por invasão e derrubada de helicóptero em morro
Após seis meses, polícia indicia 20 por ataque que abateu helicóptero da PM no Rio

Foi pedida a prisão preventiva de Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB; Leandro Domingos Berçot, o Lacoste; Luiz Carlos Santino da Rocha, Playboy; e Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira. Os quatro foram denunciados por triplo homicídio qualificado, seis tentativas de homicídio qualificado e associação armada para o tráfico de drogas. Um quinto suspeito, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes do fim das investigações.

"As condutas delituosas praticadas pelos denunciados e seus comparsas, além de denotarem extrema audácia e crença na impunidade, provocaram grande inquietação no meio social, não só pela forma que se deram, mas também em razão da queda da aeronave e as mortes de três dos policiais militares tripulantes, inclusive com grande repercussão nos meios de comunicação nacionais e internacionais", afirmou o promotor Eduardo Rodrigues Campos, responsável pela denúncia.

Segundo o órgão, liderados por FB, o grupo de traficantes invadiu, na madrugada do dia 17 de outubro de 2009, o Morro dos Macacos através de acessos existentes no complexo do Morro do São João. O objetivo era tomar os pontos de venda de drogas dominados por uma facção criminosa rival.

Houve troca de tiros, e a Polícia Militar interveio para acabar com o confronto. Entre 9h10 e 9h30, os criminosos reagiram à operação policial, ferindo os policiais Willian de Souza Noronha e André Luiz dos Santos Guedes. Por volta de 10h, na comunidade do morro do São João, próximo ao Morro da Matriz, outras pessoas não identificadas dispararam contra a tripulação do helicóptero da Polícia Militar.

A queda da aeronave provocou a morte dos PMs Marcos Stadler Macedo, Edney Canazaro de Oliveira e Izo Gomes Patrício. Ficaram feridos os policiais Marcelo Vaz de Souza, Marcelo de Carvalho Mendes e Anderson Fernandes dos Santos.

OUTROS SUSPEITOS

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu também a continuidade das investigações da 25ª DP (Engenho Novo) sobre a participação de outros 22 suspeitos no episódio ocorrido em outubro de 2009. Entre eles, Eliseu Felício de Souza, o Zeu.

Ele foi condenado em 2002 pela morte do jornalista Tim Lopes. Mas há três anos passou para o regime semiaberto e fugiu.

Segundo inquérito da Polícia Civil, Zeu recebeu bocas de fumos para gerenciar no Complexo do Alemão, como recompensa pela invasão e pela derrubada do helicóptero. A polícia não descarta a possibilidade de outras pessoas terem sido também recompensadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página