Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 16h47

Promotoria denuncia atropelador de Rafael sob acusação de homicídio doloso

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

Atualizado às 18h44.

O Ministério Público do Rio ofereceu na tarde desta sexta-feira denúncia à Justiça contra os acusados de envolvimento no atropelamento do músico Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, no dia 20 de julho, no túnel Acústico, na Gávea, zona sul do Rio.

Veja vídeo analisado pela polícia para a conclusão do inquérito
Imagens mostram carro que atropelou filho de Cissa
Polícia constata pega e indicia atropelador de Rafael Mascarenhas
Sargento diz que não pediu dinheiro a pai do atropelador de Rafael
Corregedoria diz que PMs falsificaram boletim de ocorrência após atropelamento
Ministério Público denuncia PMs que liberaram atropelador de Rafael Mascarenhas
Laudo diz que carro estava próximo de 100 km/h

AgNews
A atriz Cissa Guimarães e o filho Rafael Mascarenhas, 18, que morreu atropelado em julho, no Rio de Janeiro
A atriz Cissa Guimarães e o filho Rafael Mascarenhas, 18, que morreu atropelado em julho, no Rio de Janeiro

Segundo o Ministério Público do Estado, o atropelador Rafael Bussamra, 25, foi denunciado sob acusação de homicídio doloso (quando há intenção de matar).

O jovem havia sido indiciado no inquérito da 15ª DP (Gávea) por suspeita de "dolo eventual" --quando, apesar de não ter intenção de matar, o réu assume os riscos de isso acontecer.

DENÚNCIA

Na denúncia, os promotores destacam que Rafael e Gabriel, que dirigiam respectivamente um Fiat Siena e um Honda Civic, expuseram a risco os funcionários que trabalhavam na manutenção do túnel Zuzu Angel, no sentido Gávea, quando, por volta de 1h30, efetuaram um retorno irregular por uma passagem de emergência para disputar um "racha".

Na última curva antes da saída do túnel Acústico, conforme a denúncia, Rafael Bussamra, "assumindo o risco de forma livre e consciente, não desacelerou seu veículo, que trafegava a aproximadamente 100km/h".

"Com o objetivo de vencer a disputa", ele teria realizado uma ultrapassagem em alta velocidade pela direita e atropelou Mascarenhas, que andava de skate no local.

O Ministério Público ressalta ainda que o atropelador parou o veículo na saída do túnel e, ao perceber que a vítima estava muito ferida, afastou-se do local para fugir de suas responsabilidades.

Na sequência, ao ser abordado pelos policiais militares Marcelo de Souza Bigon e Marcelo José Leal Martins do Batalhão do Leblon, ambos já denunciados, ele negociou uma "recompensa financeira" para que os PMs não adotassem os procedimentos legais.

De acordo com a denúncia, Rafael é acusado de homicídio doloso, corrupção ativa e outros três crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro: fugir do local do acidente, participar de corrida não autorizada em via pública e tentar induzir a erro, em caso de acidente com vítima, o agente policial, o perito ou o juiz.

O pai de Rafael, Roberto Bussamra foi denunciado sob a acusação de corrupção ativa e de tentar induzir a erro o agente policial, o perito ou o juiz. Guilherme, que estava no banco do carona, foi denunciado apenas sob acusação deste último crime. Já Gabriel - que dirigia o Civic - foi denunciado sob acusação de participar em corrida não autorizada.

O Ministério Público informou que, por causa da acusação de homicídio doloso, as demais acusações também serão julgadas pelo Tribunal do Júri.

DEPOIMENTO

Roberto Bussamra, pai de Rafael, disse ontem à Justiça Militar do Rio que os PMs que abordaram seu filho após o acidente, o aconselharam a levar o carro para o conserto.

Bussamra reafirmou ter pago R$ 1.000 aos PMs, embora eles tivessem pedido R$ 10 mil. Eles teriam dito que o dinheiro seria divididos entre eles, colegas e funcionários da CET-Rio.

Também ouvido, Rafael praticamente repetiu o depoimento do pai.

O CASO

Rafael Mascarenhas, 18, filho caçula da atriz da Cissa Guimarães, morreu após ser atropelado em um túnel na Gávea, zona sul do Rio, no dia 20 de julho. Ele chegou a ser levado com vida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Ele passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao final do procedimento médico.

O jovem que dirigia o carro que atropelou Mascarenhas, Rafael Bussamra, foi indiciado pela Polícia Civil na tarde do último dia 2 por suspeita de homicídio com dolo eventual.

Ele também foi indiciado por suspeita de corrupção ativa e por mais dois crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro: fraude processual --por ter adulterado provas-- e fuga do local do atropelamento.

Na ocasião, Gabriel Henrique Ribeiro --o motorista do Civic que estava no mesmo túnel com Bussamra no momento do atropelamento-- também foi indiciado por suspeita de homicídio com dolo eventual e por fuga do local. O pai de Rafael, Roberto Bussamra, foi indiciado por suspeita de corrupção ativa e fraude processual, e Guilherme Bussamra, irmão de Rafel, por suspeita de fraude processual --por ter ido até a oficina com o seu pai para consertar o carro logo após o atropelamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página