Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 16h01

Laudo aponta falha humana em acidente que matou nove em Americana (SP)

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS

Um laudo do IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo entregue na última quinta-feira (21) à Polícia Civil apontou que houve falha do motorista do ônibus Alonso de Carvalho, 50, no acidente entre o veículo que ele dirigia e um trem de carga que deixou nove mortos, em setembro último, em Americana (127 km de SP).

Polícia deve indiciar motorista de ônibus por acidente com trem em Americana (SP)
Ministério Público pede fiscalização de linha férrea em Americana
Motorista do ônibus diz que alerta de trem foi acionado com atraso
Trens precisam sair da cidade, diz Prefeitura de Americana
Acidente deixa nove mortos em Americana

O motorista, diz o laudo, "ignorou completamente a sinalização e as regras de segurança ao adentrar a passagem em nível, sem cancela", no cruzamento da linha férrea com a avenida Carioba, no centro da cidade.

O acidente ocorreu no dia 8 de setembro à noite. Além de nove pessoas mortas, 15 ficaram feridas.

O ônibus municipal da empresa VCA (Viação Cidade de Americana), que levava 28 pessoas, se partiu ao meio após ser arrastado por cerca de cem metros pelo trem de cargas e ficar prensado em outra locomotiva que estava parada em uma linha férrea paralela.

A Polícia Civil de Americana deve concluir o inquérito nos próximos dias e indiciar o motorista sob a acusação de homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal.

Há duas semanas, a Polícia Civil recebeu o resultado da sindicância feita pela ALL (América Latina Logística) --empresa responsável pelo trecho da linha férrea. Segundo a investigação, os sinais luminosos e sonoros instalados na passagem da linha férrea estavam funcionando no dia.

O advogado da VCA, que defende também o motorista, André Nardini Roland, informou que não havia sido comunicado oficialmente sobre o laudo e não comentaria o assunto. Em depoimento, o motorista negou que tivesse visto o trem antes de seguir com o ônibus. Ele continua afastado do trabalho.

PORTÃO

Quase um mês e meio após o acidente, a Prefeitura de Americana anunciou nesta semana que instalará dois portões para evitar o trânsito de veículos pela linha quando vagões passarem pelo local, na avenida Carioba.

A instalação ocorrerá no prazo de 30 dias --um de cada lado da linha do trem. A obra custará R$ 22 mil, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

Um funcionário da prefeitura ficará responsável por fechar os portões. O servidor também terá de acionar os sinais sonoros e luminosos --que já eram usados no local mesmo antes do acidente.

Zanone Fraissat - 9.set.10/Folhapress
Acidente entre trem e ônibus deixa nove mortos na região central da cidade de Americana
Acidente entre trem e ônibus deixou nove mortos e 15 feridos na região central da cidade de Americana
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página