Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 19h17

Restringir antibiótico em farmácia não contém superbactéria KPC, diz especialista

Publicidade

DENISE MENCHEN
DO RIO

A retenção das receitas de antibióticos nas farmácias, já anunciada pela Anvisa, é importante para evitar o surgimento de outras bactérias resistentes ao tratamento, mas não teria sido suficiente para conter o desenvolvimento da KPC. É o que afirma a bacteriologista Ana Paula Assef, do Laboratório de Pesquisa em Infecções Hospitalares do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz.

Espírito Santo confirma casos de superbactéria KPC
DF tem mais 3 mortes por superbactéria; contaminação aumenta 70% em 2 semanas
Superbactéria já foi notificada no DF, no PR e em SP
Pacientes com superbactéria são isolados em hospitais de SP
Ministro relaciona superbactéria ao consumo de antibióticos
Anvisa deve mudar regra para evitar venda de antibiótico sem receita
Sobe para 135 número de casos com a superbactéria no DF
Superbactéria é alerta para hospitais do país

'Acho que [a determinação da Anvisa] realmente tem que ter, é importante, mas não foi isso que gerou a KPC', disse a especialista, cujo laboratório já recebeu para análise 115 amostras de pacientes de diversos Estados com suspeita de infecção pela superbactéria. O Distrito Federal tem o quadro mais grave, com 183 casos e 18 mortes confirmadas até ontem.

Para Assef, o desenvolvimento da superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), que tem causado surtos de infecção em hospitais do país, está mais ligado ao consumo excessivo de antibióticos nos hospitais do que nas farmácias.

O fundamental, segundo ela, é que os hospitais tenham comissões de controle de infecções para monitorar o uso de antibióticos. "O ideal é começar com uma arma mais fraquinha e deixar as bombas para o final", disse, referindo-se aos diferentes tipos de antibióticos disponíveis.

A bacteriologista afirmou ainda que testes realizados no Instituto Oswaldo Cruz mostraram que parte das amostras da superbactéria são suscetíveis a "dois ou três" antibióticos. Um deles deixou de ser usado nos anos 80, por conta do alto nível de toxicidade. "Agora os hospitais estão tendo que recorrer novamente a ele", diz a pesquisadora, que não quis revelar o nome do medicamento por receio de incentivar a automedicação.

Assef destacou também que não há risco de a superbactéria sair dos hospitais e causar um surto de infecção na população. 'Ela atinge pessoas debilitadas, não causa nada na população saudável', diz.

A pesquisadora ressaltou ainda que a bactéria Klebsiella pneumoniae é encontrada comumente no trato intestinal das pessoas e já causava infecções hospitalares há muitos anos. Como tem capacidade de trocar informações genéticas, porém, acabou se tornando resistente aos antibióticos. A resistência é decorrente da produção da enzima Carbapenemase, que destrói a maior parte dos medicamentos usados hoje no controle das infecções.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página