Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2010 - 11h31

Rio Negro atinge o nível mais baixo desde 1902

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Por um centímetro o rio Negro, em Manaus (AM), bateu neste domingo o recorde de vazante (descida das águas) desde que a estação de monitoramento do Porto de Manaus foi fundada, em 1902. A menor marca anterior foi registrada em 1963, quando atingiu 13,64 m. A medição realizada na manhã de hoje marcou 13,63 m.

Rio Negro fica a 5 cm do recorde histórico de vazante
Ministério libera R$ 23 milhões para municípios do Amazonas atingidos pela seca
Estiagem leva mais da metade das cidades do AM decretar emergência
Nível do rio Negro já é o 2ª menor em 108 anos
Seca no Amazonas deve durar até novembro, diz pesquisador do Inpe

Raimundo Valentim 15.out.2010/Efe
Barcos afetados pela seca em igarapé que deságua no rio Negro
Barcos afetados pela seca em igarapé que deságua no rio Negro, que bateu o recorde de vazante neste domingo

Para o técnico de monitoramento Valderino Pereira da Silva, um novo recorde não é descartado até o fim do mês já que as águas do rio Negro continuam baixando. O nível do rio desceu seis centímetros entre ontem e hoje.

A reportagem da Folha acompanhou o trabalho do técnico. Com a baixa das águas, o rio Negro revela alto grau de poluição. Acúmulo de lixo é visto nas margens do rio.

A falta de água potável e o isolamento são os maiores problemas para as populações ribeirinhas. Lagos e igarapés, antes navegáveis, estão completamente secos.

No Amazonas, 37 dos 62 municípios decretaram situação de emergência. Uma cidade decretou a calamidade pública. São 66 mil famílias afetadas pela vazante no Estado.

A baixa inédita do rio Negro é consequência de uma estiagem extrema na região central da Amazônia. No oeste do Estado, o rio Solimões atingiu sua maior baixa no dia 11, marcando -86 cm, a mais baixa desde 1982, quando foi criada a estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página