Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2010 - 09h10

Diretor de sindicato dos motoristas é morto em SP; é o segundo caso em um mês

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais um membro do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) foi assassinado na noite desta sexta-feira (12) na zona norte de São Paulo. Esse é o segundo caso em menos de um mês envolvendo uma pessoa ligada ao sindicato.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Entenda a crise no transporte de 2003

No dia 25 de outubro, Sérgio Augusto Ramos, 48, foi morto durante a madrugada perto da garagem da viação onde trabalhava, na estrada do M'Boi Mirim, na zona sul de São Paulo.

Ontem o diretor de base José Carlos da Silva, 50, foi morto com cinco tiros dentro de seu carro em frente a uma padaria do Jardim Peri. Ele chegou a ser socorrido ao pronto socorro Cachoeirinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Até a manhã deste sábado, ninguém havia sido preso. O caso foi registrado no 38º DP (Vila Amália).

O Sindmotoristas publicou uma nota lamentando a morte de Silva e espera "que as autoridades elucidem o mais rápido possível este covarde assassinato".

Primeiro caso

Em outubro, o sindicalista Sérgio Augusto Ramos foi morto quando distribuía jornais em frente à garagem por volta das 5h30. Um homem que estava na garupa de uma moto disparou vários tiros contra ele. Os criminosos fugiram em seguida. A placa da moto estava encoberta.

Divulgação
Sérgio Augusto Ramos, diretor de base do sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo
Sérgio Augusto Ramos, diretor de base do sindicato dos motoristas de ônibus de SP

De acordo com Willian da Silva Oliveira, que acompanhava a vítima no momento, Ramos tentou se abrigar no interior da empresa, mas não conseguiu escapar. Ele foi atingido por seis tiros. O diretor foi socorrido no posto de saúde do Jardim Jacira e encaminhado ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, mas morreu por volta das 7h. O caso foi registrado no 100º DP (Jardim Herculano).

Em nota, o sindicato lamentou o acontecimento. "A diretoria da entidade e o presidente Jorginho lamentam esta fatalidade e se colocam a disposição das autoridades para ajudar na elucidação de mais este assassinado. Segundo o próprio Willian e a esposa de Sérgio, Maria Cândida de Oliveira, ele vinha sofrendo nos últimos meses algumas ameaças que foram registradas em boletins de ocorrências no 47º DP (Capão Redondo), além de ter gravado um vídeo no qual dizia temer por sua vida e de seus familiares".

A nota diz ainda que o Ministério Público investiga as denúncias, mas que até o momento não convocou o presidente Isao Hosogi, o Jorginho. Ele é apontado pela mulher de Ramos como suposto mandante das ameaças feitas por telefone ao marido. O sindicato disse que contratou o advogado Alexandre Crepaldi para acompanhar o caso --o mesmo que defendeu, em 2003, os diretores presos por suspeita de corrupção.

Jorginho, então diretor de patrimônio, foi um dos 17 sindicalistas acusados de, entre outros crimes, receber propina de empresários para incentivar a categoria a fazer paralisações que provocaram uma crise no transporte paulistano. As greves seriam um meio de pressionar a prefeitura a conceder subsídios ou aumentar a tarifa do transporte. As denúncias não foram confirmadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página