Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 18h12

Presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes morre baleado em São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 18h36.

O presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Afonso José da Silva, 40, morreu na tarde desta quarta-feira após ser baleado. As causas são investigadas.

Faxineira diz à polícia que sindicalista levou 3 ou 4 tiros
Cunhada diz que presidente foi morto por três criminosos
Sindicalista é assassinado em Sertãozinho
Polícia investiga PMs e diretores do sindicato dos motoristas por mortes

O crime ocorreu na sede do sindicato, na rua Brigadeiro Machado, região do Brás (centro). Silva chegou a ser levado para o hospital do Tatuapé, onde deu entrada às 17h10, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Fabio Braga-10.ago.2010/Folhapress
Afonso José da Silva, que morreu baleado nesta quarta-feira, na sede do Sindicato dos Camelôs Independentes de SP
Afonso José da Silva, que morreu baleado nesta quarta-feira, na sede do Sindicato dos Camelôs Independentes de SP

Teriam sido disparados dois tiros. De acordo com informações da Polícia Militar, uma pessoa acionou o telefone de emergência --o 190-- informando que havia uma pessoa baleada na sede do sindicato. Esta pessoa informou que poderia ter ocorrido um roubo, e que a vítima ainda respirava. A polícia, no entanto, ainda vai apurar as circunstâncias dos tiros.

O sindicalista ficou conhecido em 1999, quando denunciou a Máfia dos Fiscais da prefeitura. No mesmo ano, foi vítima de um atentado --levou quatro tiros, em seu apartamento. Depois do atentado teve início uma "guerra" por poder e espaço entre os camelôs: ocorreram homicídios, ameaças e acusações.

Em 2006, Silva ficou mais de seis meses preso, respondendo pelos crimes de formação de quadrilha, extorsão, resistência à prisão, desacato, dano ao patrimônio público e ameaça --esta última a única acusação que lhe rendeu condenação, de seis meses. Na ocasião, ele foi preso em Vitória da Conquista (BA), dias depois de um tumulto generalizado entre policiais e camelôs do Brás.

Em 2008, o sindicato denunciou que havia um esquema de extorsão de camelôs em duas subprefeituras: Mooca, que levou 11 pessoas à prisão, e São Miguel Paulista, na zona leste.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página