Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2011 - 12h43

Metrô de São Paulo instala placas em trens e pede calma em caso de paralisação

Publicidade

MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Metrô de São Paulo está instalando em seus trens placas com orientações sobre como os usuários devem agir em caso de anormalidade, como quando há necessidade de esvaziar os trens. As placas já podem ser encontradas em trens da linha 1-azul.

Laudo não identifica falha técnica em incidente no metrô
Relatórios revelam segredos em dia de colapso do metrô

O informe pede que os passageiros mantenham a calma, não desçam na via em caso de paralisação e sigam as orientações dos funcionários do metrô.

Caso seja necessário esvaziar os vagões, os passageiros devem caminhar pela passarela de emergência utilizando o corrimão, ajudar pessoas com dificuldade de locomoção e segurar crianças no colo ou pela mão, segundo o informe.

Outro item pede que os passageiros abandonem objetos volumosos, para facilitar o deslocamento na passarela.

De acordo com o Metrô, caso seja necessário deixar os objetos no vagão, eles ficarão sob responsabilidade da companhia e podem ser retirados depois. Porém, a empresa não especificou como fará o controle dos objetos.

As placas foram instaladas pouco mais de três meses depois que toda a linha 3-vermelha --a maior e mais movimentada da cidade-- ficou paralisada por mais de duas horas, afetando ao menos 150 mil pessoas. Na ocasião, a paralisação gerou pânico entre os usuários, que acionaram os botões de emergência, quebraram janelas e portas e caminharam pela via.

A presença dos usuários na via fez com que fosse necessário desligar a energia de toda a linha, para que ninguém fosse eletrocutado, o que fez com que outros trens parassem e ficassem sem ventilação, provocando um efeito cascata, afirma a companhia.

Divulgação
Placas instaladas em vagões do metrô de São Paulo orientam como agir em casos de anormalidade
Placas instaladas em vagões do metrô de São Paulo orientam como agir em casos de anormalidade
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página