Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 08h01

Caos e desvios afetam entrega de doações após chuvas no Rio; mortos chegam a 635

Publicidade

DE SÃO PAULO

Há ao menos 170 toneladas de doações e milhares de voluntários. Mas a situação caótica na região serrana do Rio tem dificultado a entrega de água, comida e roupas aos moradores que mais precisam de ajuda. Também começam a surgir indícios de desvios das doações.

Nº de mortos após chuva chega a 635 no Rio
Cabral decreta calamidade pública em 7 municípios
Veja lista parcial com as vítimas das chuvas no Rio
Leia relatos sobre os estragos na região serrana
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Veja como ficaram os pontos turísticos
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

As informações são da reportagem de Alencar Izidoro, Marlene Bergamo e Hudson Correa publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL), que aponta ainda que, em Nova Friburgo e Teresópolis, há relatos de aproveitadores que pegam doações sem precisar ou tentam comercializar produtos.

Na cidade de Teresópolis, o centro que recebe e distribui donativos é o ginásio Pedrão. Policiais militares vigiam o procedimento. "Tem gente que recebeu e não estava desabrigado. Tem gente que recebeu dez vezes a mesma coisa", diz o empresário Sérgio Epifânio, um dos coordenadores do atendimento.

O número de mortos em consequência das chuvas em cinco municípios da região serrana do Rio já chega a 635 no domingo, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Equipes e moradores ainda buscam vítimas.

As mortes ocorreram em Nova Friburgo (287), Teresópolis (271), Petrópolis (56), Sumidouro (19) e São José do Vale do Rio Preto (2). Inicialmente, a Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto havia informado que quatro pessoas haviam morrido na cidade, mas a informação foi corrigida no sábado.

Editoria de Arte/Folhapress

DESLIZAMENTO

Um novo deslizamento em Petrópolis provocou a morte de três pessoas na madrugada deste domingo. Elas ficaram soterradas na localidade do Brejal, uma área rural que está ilhada desde terça-feira (11), quando temporais devastaram a região serrana.

Até a noite deste domingo, os três corpos localizados não haviam sido identificados. À tarde, bombeiros em helicópteros tentaram resgatar as pessoas que estão no local, mas não conseguiram pousar na área por causa do risco de deslizamentos. Cerca de 70 pessoas ainda permanecem isoladas na cidade.

Felipe Dana/AP
Luis dos Santos, 67, é resgatado neste domingo após ficar vários dias isolado; veja mais imagens
Homem é resgatado em Nova Friburgo neste domingo após ficar vários dias isolado; veja mais imagens

POLICIAMENTO

O Comando Geral da PM do Rio determinou ontem (16) a prisão de comerciantes que estiverem cobrando preços abusivos na região serrana. A medida é válida para as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis e tenta coibir a prática de crimes contra o consumidor.

Segundo o porta-voz da Polícia Militar, coronel Lima Castro, 400 homens da corporação ajudam nos trabalhos de socorro e segurança das vítimas. Em meio a tragédia, tentativas de saque foram relatas por comerciantes.

Depois da tragédia, a população de Nova Friburgo começou a sofrer com o racionamento de comida. Assustados com a dimensão dos estragos causados pelas chuvas, os moradores passaram a tentar estocar comida, apesar da grande quantidade de donativos enviada para a região. Isso provocou uma disparada nos preços.

As chuvas também ilharam produtores rurais e destruíram plantações principalmente de verduras e hortaliças. Como consequência, os produtos já começam a sumir dos supermercados da capital fluminense e, quando encontradas, os preços mais do que dobraram em relação à semana passada.

15.jan.11/Arquivo Pessoal
Casa de Tom Jobim em São José do Vale do Rio Preto, destruída pelas chuvas na região serrana; veja imagens
Casa de Tom Jobim em São José do Vale do Rio Preto, destruída pelas chuvas na região serrana; veja imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página