Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2011 - 16h39

'Agora podemos enterrá-los', diz parente de vítima do voo 447

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Familiares das vítimas do voo 447 da Air France, que ia do Rio para Paris e caiu em 2009 na costa brasileira, disseram que receberam como "um alento" a notícia de que destroços do avião e corpos foram encontrados no oceano no domingo (3).

Veja as imagens dos destroços do voo 447
Recuperação de restos do voo 447 deve começar em um mês
França diz ter achado 'grande parte' dos destroços do AF 447
Investigadores localizam destroços do avião da Air France
Leia cobertura completa sobre o voo 447

"Já havíamos perdido a esperança de encontrar os corpos. Agora poderemos finalmente enterrá-los", disse Nelson Marinho, presidente da Associação de Famílias das Vítimas do Voo AF 447, que reúne mais de cem famílias de 12 nacionalidades.

Divulgação/BEA
Parte do motor do Airbus A330 que fazia o voo 447 da Air France que caiu em 2009 com 228 pessoas
Parte do motor do Airbus A330 que fazia o voo 447 da Air France que caiu em 2009 com 228 pessoas

O BEA (Birô de Investigações e Análises), do governo francês, divulgou nesta segunda-feira as primeiras imagens dos destroços encontrados. De acordo com o órgão, foram localizados partes do motor, fuselagem, asas e do trem de pouso do Airbus A330-203. O acidente causou a morte dos 228 ocupantes do avião.

Com relação à recuperação dos corpos, o governo francês preferiu não dar detalhes. "É um problema espinhoso. Há um aspecto traumatizante", afirmou Robert Soulas, vice-presidente da "Entraide et Solidarité AF447", a associação francesa dos familiares das vítimas.

"Não sabemos em que estado [os corpos] estão", disse Soulas, não descartando a possibilidade de que alguns familiares se oponham a que eles sejam recuperados.

O BEA disse que vai nomear, dentro de alguns dias, um representante das famílias francesas e estrangeiras para administrar os aspectos práticos do possível resgate.

LOCALIZAÇÃO

Os restos do Airbus A330 estão "um pouco ao norte da última posição conhecida do avião, num fundo bastante plano, a 3.900 metros de profundidade, numa zona concentrada num retângulo de 600 por 200 metros", precisou Jean Paul Troadec, diretor do BEA responsável pela investigação do acidente. Ele afirmou que a localização dos destroços também permitirá precisar a trajetória final da aeronave.

A ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, disse que foi descoberta "uma parte importante do avião" e confirmou a presença de corpos dentro de parte da fuselagem. Até o hoje, apenas 3% da estrutura do Airbus e 50 corpos foram resgatados.

Kosciusko-Morizet afirmou que com o novo achado se espera "localizar rapidamente as caixas-pretas" do Airbus, um dos principais objetivos da missão e fundamentais para esclarecer as causas da tragédia.

"Se não foram destruídas no choque, existem a possibilidade de que funcionem", disse Troadec.

BUSCAS

O BEA lançou no dia 22 de março a quarta fase de buscas para encontrar os destroços do voo 447, e iniciou os trabalhos de campo alguns dias depois. A terceira fase das buscas terminou em maio de 2010, sem sucesso.

Divulgação/WHOI
Submarino-robô Remus, que será usado na quarta operação de buscas pelos destroços do voo 447 da Air France
Submarino robô Remus, que é usado na quarta operação de buscas pelos destroços do voo AF 447

Desta vez, são usados três submarinos robôs do modelo Remus --dois da fundação americana Waitt e um do instituto alemão Geomar. Com quatro metros de comprimento e pesando 800 kg, ele são capazes de chegar a 4.000 metros e têm sensores que podem detectar qualquer material da aeronave.

A equipe do BEA é auxiliada por pesquisadores americanos do Woods Hole Oceanographic Institution --a maior instituição oceanográfica privada do mundo. A bordo do navio Alucia, que partiu do porto de Suape (PE), eles monitoram os submarinos e analisam os dados.

As buscas cobrem uma área de 10 mil km2. De acordo com o birô francês, a operação custará 12,5 milhões de dólares (R$ 20,2 milhões), pagos pela Airbus e Air France.

A fase de mapeamento de toda a área de buscas está prevista para terminar em julho, mas, conforme os destroços forem encontrados, será iniciada a fase cinco, financiada pelo governo francês, para resgatar as peças localizadas.

O resgate destes primeiros materiais encontrados devem começar em um mês, segundo informações dos pesquisadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página