Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2011 - 16h45

Jovem morre vítima de dengue hemorrágica no Rio

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma jovem de 19 anos morreu vítima de dengue hemorrágica no Rio, neste fim de semana. Ela foi internada sábado (2) no hospital Barra D'Or, mas não resistiu e morreu pouco depois.

SP teme epidemia de dengue tipo 4 em 2012
Leia a cobertura sobre a dengue no país

Também no sábado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que mapeou mais de 11 mil possíveis focos do mosquito Aedes aegypti durante a realização da Caminhada contra a Dengue. Foram identificados no total 11.354 criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Na prática, a campanha resultou na eliminação de cerca de 40% dos focos encontrados. Os demais foram encontrados em propriedades privadas e deverão entrar na rotina dos agentes de vigilância em saúde.

Desde o começo deste ano, 31 mil casos de dengue foram registrados no Estado, e mais de 20 pessoas morreram.

SÃO PAULO

O governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. Agora, a preocupação da Secretaria de Saúde é com a circulação desse novo vírus em 2012.

"Quando entra um vírus novo, os anos subsequentes podem ter um comportamento diferente. Por termos mais pessoas suscetíveis a esse vírus, é possível uma circulação maior", afirmou Clélia Aranda, coordenadora de Controle de Doenças da pasta.

O vírus tipo 4 não é mais agressivo do que os outros três, mas aumenta o risco de epidemia porque menos pessoas estão imunizadas contra ele. A secretaria destaca ainda que o surgimento de um novo vírus aumenta o risco de que mais pessoas sejam infectadas pela segunda vez. Em casos de uma segunda infecção, a chance da doença desenvolver um quadro grave é maior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página