Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2011 - 07h20

Parque Ibirapuera vira jardim de casas de luxo

Publicidade

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DE SÃO PAULO

Levou 57 anos para que vizinhos do parque Ibirapuera, inaugurado em 1954, no quadricentenário de São Paulo, percebessem a vista privilegiada da janela de casa.

Veja galeria de imagens

Uma solução simples, o envidraçamento das fachadas voltadas ao bosque, fez com que a área verde de 1,5 milhão de metros quadrados virasse o jardim de algumas casas de luxo, valorizando ainda mais o que já valia alguns milhões de reais.

A localização das casas já é um privilégio. Construídas na avenida República do Líbano, o conjunto de 14 imóveis avança na direção do mais importante e famoso parque urbano da cidade.

São as únicas assim ao longo da via. As demais estão todas no lado oposto, separadas do parque pela avenida.

A novidade começou há alguns anos quando a agência de publicidade F/Nazca mudou-se para lá.

Em dois tempos, os vizinhos começaram a copiar o conceito de integração ao parque com projetos de vidro na fachada. Dessas 14 casas, sete já se envidraçaram.

Hoje, algumas delas foram além e trocaram os muros de concreto por lâminas de vidro para que até o quintal seja uma continuidade da área verde do parque.

"A nossa única preocupação era com a privacidade. Quando queremos preservar a intimidade, fechamos as cortinas das paredes de vidro", afirma a empresária Vitória, dona de uma das casas no parque e que pede para não divulgar seu sobrenome.

Pierre Duarte/Folhapress
Imóveis trocam paredes por vidros para se integrar à paisagem do parque; clique e veja outras imagens
Imóveis trocam paredes por vidros para se integrar à paisagem do parque; clique e veja outras imagens

Autor do projeto de reforma interior da primeira casa envidraçada, o arquiteto Isay Weinfeld diz não ter percebido essa tendência no Ibirapuera e que a iniciativa deve ser encorajada em outras regiões da cidade, como no parque da Aclimação.

"A relação com o parque é inusitada em São Paulo e deve ser incentivada. A vista é maravilhosa", diz Weinfeld.

Segundo a agência precursora no envidraçamento das casas, o projeto foi pensado de forma a integrar os ambientes e criar uma sensação de bem-estar no trabalho.

Quem passa pelo parque compara as casas ao Big Brother. "É tudo de vidro, como na TV. Olha aquela moça lá tomando café da manhã. Dá até para ver que ela está tomando iogurte", diz a professora Ana Lúcia Pimentel, que corria no parque.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página