Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2011 - 11h23

Líder da resistência ao metrô na Angélica diz que sofre ameaça

Publicidade

DE SÃO PAULO

Presidente da Associação Defenda Higienópolis, o empresário Pedro Ivanow diz ser vítima de uma "ação quase criminosa" por liderar o movimento contra a estação do metrô na avenida Angélica.

Bichas, pobres, judeus
Ex-secretário de SP diz que metrô tem de ficar na av. Angélica
Após polêmica, Metrô não sabe onde colocar nova estação
Assalto interrompe circulação do metrô carioca por 30 minutos

Ivanow diz que as ameaças estão nas redes sociais, onde surgiu a ideia do "Churrascão da Gente Diferenciada", movimento que se seguiu à decisão do governo de tirar a estação da Angélica.

"Tecer críticas, acho pertinente. O que não concordo é usá-la para agressões verbais pessoais e ameaças físicas. Rede social tem que ser usada com responsabilidade; senão, é bullying", afirma ele.

A sua mulher e a filha listavam ontem as ameaças. Elas disseram ter visto o endereço do apartamento da família com uma sugestão para uma manifestação ali. O telefone, afirmou a dona de casa Silvana, tem sido alvo de trotes.

Segundo ele, a polêmica em torno da estação Angélica se tornou "equivocadamente" um fenômeno social.

"Esse movimento nasceu de informações erradas. Não somos contra o metrô, a linha laranja. Fizemos um questionamento que foi levado ao Metrô e tivemos uma resposta que nos atende plenamente, com uma distribuição melhor da estação", afirma ele.

Rodrigo Capote/Folhapress
Esquina da avenida Angélica com rua Sergipe, na rgião de Higienópolis. Local iria receber estação do metrô.
Esquina da avenida Angélica com rua Sergipe, na região de Higienópolis; local iria receber estação do metrô

Ivanow liderou um abaixo-assinado em Higienópolis cujo texto alertava que, com a estação na avenida Angélica, Higienópolis correria o risco de ver um "aumento de ocorrências indesejáveis", além da transformação da região num "camelódromo".

Ivanow recomendou à família que tome cuidado hoje e evite, por exemplo, o shopping Higienópolis, onde a manifestação deve ocorrer.

Cerca de 55 mil pessoas se inscreveram no Facebook para o "Churrascão da Gente Diferenciada", cuja concentração está marcada para as 14h na praça Vilaboim.

Danilo Saraiva, 24, o jornalista que lançou o protesto satírico no site de relacionamentos, não esperava tanta a repercussão. Com medo de haver confusão, ele tentou cancelar o evento original, mas recebeu críticas de seguidores da página e recuou.

"Só espero que seja um flashmob pacífico", afirma.

A PM vai reforçar a segurança no bairro. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá monitorar o trânsito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página