Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2011 - 18h54

Manifestantes pró-maconha marcham por expressão em Curitiba

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Proibidos pela Justiça de realizar a Marcha da Maconha em Curitiba, cerca de 200 pessoas se reuniram neste domingo na capital paranaense para a Marcha pela Liberdade de Expressão.

Guarda agride repórter da TV Folha na Marcha da Maconha
Veja imagens do protesto na av. Paulista
Detidos em protesto da Marcha da Maconha são liberados
PM usa bombas de gás para dispersar manifestação
Justiça proíbe Marcha da Maconha em São Paulo
Oito são presos na Marcha da Maconha em BH e no Rio

O ato foi a maneira encontrada pelos manifestantes para protestar contra a decisão da Justiça, que entendeu que a marcha faria "apologia ao crime" e induziria ao consumo de drogas --este é o terceiro ano consecutivo em que a Marcha da Maconha é proibida em Curitiba.

Para a organização, a participação superou as expectativas, tendo em vista o incidente deste sábado em São Paulo, em que a Polícia Militar usou bombas de gás para dispersar uma manifestação contra a proibição da Marcha da Maconha na cidade.

"As pessoas ficaram receosas, com certeza", diz um dos organizadores da marcha em Curitiba, Shardie Casagrande. Para ele, a participação poderia ter sido maior caso não tivesse ocorrido o conflito em São Paulo.

O grupo que protestou em Curitiba se reuniu por volta das 15h na praça Santos Andrade, no centro da cidade, e caminhou pelas ruas da região, até se dispersar, por volta das 17h.

A organização ainda estuda se fará uma nova manifestação na cidade, desta vez com um habeas corpus preventivo, para garantir a menção à maconha e a defesa de sua legalização.

Segundo Casagrande, a marcha não faz apologia ao crime, mas quer abrir o debate sobre o tráfico de drogas.

"Nós achamos que a maconha deveria ser controlada, legalizada, regulamentada e taxada pelo governo. Hoje, o governo tem um gasto enorme com a apreensão da droga, incineração, investimento em polícia e não conseguiu nada efetivamente, em 80 anos de proibição", afirma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página