Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2011 - 10h33

Justiça não teve opção a não ser proibir marcha, diz consultor

Publicidade

DE SÃO PAULO

Para o coronel reformado da Polícia Militar José Vicente da Silva Filho, consultor em segurança pública, a Justiça acertou ao vetar a Marcha da Maconha no último sábado (22) em São Paulo.

Guarda agride repórter da TV Folha em protesto
Veja imagens do protesto na av. Paulista
Marcha da Maconha é parte da democracia, diz advogado
Alckmin diz não compactuar com ação da PM na marcha
PM e GCM abrem sindicância para apurar repressão de protesto
Detidos em protesto da Marcha da Maconha são liberados
PM usa bombas de gás para dispersar manifestação

Manifestantes protestaram contra a proibição e houve confronto com a PM. Após imagens da TV Folha mostrarem a violência da repressão, PM e a Guarda Civil Metropolitana informaram que vão apurar o caso.

Folha - O que o sr. acha da proibição da marcha?
José Vicente da Silva Filho - A maconha é proibida. Enquanto for assim, não outra interpretação a não ser proibir qualquer forma de apologia a ela.

Proibir a manifestação não é uma forma de censura?
Não porque a manifestação é para discutir a liberação ao consumo. A discussão não tem que ser colocada em marcha, mas no devido foro, o Congresso.

E a reação da PM?
Conflito de rua é sempre inesperado. Só uma parte tem direito a usar a força: o Estado, representado pela polícia. Estão sendo abertos procedimentos para verificar se houve uso da força além do necessário.

Sobre a legitimidade da ação, não há o que questionar: a polícia recebeu uma ordem, fez o serviço. Manifestantes se excedem e é difícil fazer a contenção, a não ser com o uso da força, eventualmente fazendo detenções, usando o gás, cassetete -toda polícia do mundo democrático tem esse instrumental.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página