Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 18h17

Campanha contra paralisia infantil vacina mais de 1 milhão em SP

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 1,4 milhões de crianças foram vacinadas no Estado de São Paulo até as 15h deste sábado (18) na campanha contra a paralisia infantil (poliomielite) realizada pelo Ministério da Saúde. As informações são da Secretaria da Saúde de São Paulo.

Veja os postos de vacinação da Grande SP

Também foram aplicadas cerca de 1,3 milhões de doses de vacina contra o sarampo hoje.

A campanha continua até o dia 1º de julho --de acordo com as expectativas da secretaria, nesta data todas as crianças do Estado deverão estar vacinadas.

No domingo (19), o Instituto Pasteur (av. Paulista, 393) permanecerá aberto das 8h às 20h oferecendo doses das duas vacinas gratuitamente.

Divulgação/Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vacina Lucas, 4, filho da modelo Isabeli Fontana, em posto da zona sul de SP
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vacina Lucas, 4, filho da modelo Isabeli Fontana, em posto de SP

Crianças entre 0 e 1 ano de idade devem receber apenas a vacina contra a paralisia infantil. As de idade entre 1 e 4 anos receberão doses contra o sarampo e paralisia infantil. E as que tenham entre 5 e 6 anos, somente a vacina contra o sarampo. Doses de outras vacinas atrasadas na caderneta também serão aplicadas.

Crianças de um ano até menos de sete devem tomar a vacina contra o sarampo em oito Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Pelas estimativa do Ministério da Saúde, a campanha deve vacinar 14 milhões de crianças com menos de seis anos no país todo. O objetivo é imunizar a população infantil contra as sarampo e paralisia infantil antes do período de férias.

A campanha contra o sarampo começaria só em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6.500 casos suspeitos no continente, 5.000 deles na França.

"A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no estado", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde.

SINTOMAS

A população deve estar atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página