Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2011 - 00h10

Maria Stella Christo (1917-2011) - Uma mestra da culinária mineira

Publicidade

DE SÃO PAULO

A mestra da culinária mineira Maria Stella Libanio Christo, que iniciou a carreira literária aos 60 anos e publicou oito livros de gastronomia, morreu anteontem, em Belo Horizonte, de falência de órgãos. Tinha 94 anos.

Leia sobre outras mortes

Seu primeiro livro, "Fogão de Lenha - 300 Anos de Cozinha Mineira", lançado em 1977, tornou-se referência no assunto. Depois de anos de pesquisa pelo sul de Minas Gerais e pelas regiões mineiras de Ouro Preto e Mariana, a autora compilou na obra mais de 500 receitas _chegou a descobrir uma de 1837.

O livro foi dedicado "à mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida: mamães brancas, pretas velhas, escravas, titias gordas, empregadas domésticas, donas de casa, Marias de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego, embora seja arte", como escreveu.

Capaz de fazer um pastel de nata com uma massa folhada tão solta que se abria como livro, como contou à Folha em 1977, Stella serviu no lançamento de "Fogão de Lenha", no Rio, licores mineiros, pães de queijo, broinhas e biscoitos de polvilho.

Com o filho e frade dominicano Carlos Alberto, o Frei Betto, lançou os livros "Fogãozinho - Culinária Infantil em Histórias" e "Saborosa Viagem Pelo Brasil". Também deu conferências e levou os pratos mineiros a países como Itália, França, Áustria, Rússia, Cuba e Senegal.

Militante da Ação Católica desde jovem, Maria Stella atuou até o início do ano no núcleo mineiro da Renovação Cristã. Viúva do escritor Antônio Carlos Vieira Christo, teve oito filhos. Deixa 16 netos e 15 bisnetos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página