Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2011 - 00h10

Gabriel Bolaffi (1934-2011) - A saga do sociólogo e da comida

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O sociólogo Gabriel Bolaffi esteve no México para pesquisar sobre urbanismo. Na ocasião, aprendeu a fazer um frango com chocolate que virou um de seus pratos mais bem-sucedidos em casa.

Leia sobre outras mortes

Professor aposentado da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), onde desenvolveu sua carreira acadêmica, foi também especialista em gastronomia.

Adorava meter-se na cozinha --a peixada italiana que fazia, chamada cacciucco, também era famosa-- e chegou a publicar o livro "A Saga da Comida", em que conta a história de algumas receitas.

Natural de Turim, na Itália, Gabriel veio ao Brasil aos cinco anos com os pais, judeus que fugiram da guerra.

Cresceu em São Paulo e se formou sociólogo em 1960. O doutorado foi realizado nos EUA, onde chegou a lecionar. Aposentou-se como professor da FAU nos anos 80.

Gabriel trabalhou também com planejamento urbano e habitação popular na Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e na Cohab (Cia. Metropolitana de Habitação).

Escreveu artigos (alguns sobre judaísmo) para a revista "Novos Estudos" e para o antigo caderno Mais!, desta Folha. Seu livro "O Legado de Renata" é uma mistura de romance com autobiografia.

Segundo a família, Gabriel era autêntico, briguento e de temperamento forte, o que o tornava marcante para quem o conhecia. Adorava viajar, mas não conseguiu realizar o sonho de retornar à Turquia.

Era casado desde 1962 com Clélia, fonoaudióloga. Morreu anteontem, aos 76 anos, em decorrência de uma pneumonia. Teve duas filhas e quatros netos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página