Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2011 - 22h01

Três morrem com meningite C na Costa do Sauípe; 4 estão internados

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três funcionários do Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe (a 76 km de Salvador) morreram após contrair meningite C, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia. Outros quatro funcionários do complexo permanecem internados.

Não foi registrada nenhuma ocorrência entre os hóspedes. Neste fim de semana, os hotéis do complexo tiveram movimento intenso devido ao festival de música Sauípe Folia.

O contágio da meningite C é feito por via aérea, através de tosse ou gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até os sintomas iniciais, varia de alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.

O primeiro caso foi registrado no domingo passado (4). De lá pra cá a secretaria afirma que realizou trabalhos para evitar um surto contagioso, administrando medicamentos em 1.800 pessoas que tiveram contato direto com as pessoas infectadas.

Nenhum novo caso aconteceu nas últimas 24 horas, segundo a secretaria. O complexo hoteleiro do Sauipe afirma que vacinará todos os funcionários nos próximos dias.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registrou até agora em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite do tipo C em comparação ao ano anterior.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ao aumentar de tamanho, as meninges pressionam o cérebro e também os vasos sanguíneos que o irrigam, podendo levar a danos cerebrais graves e óbito.

Os sintomas são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo. Em crianças de até 8 ou 9 meses, deve-se suspeitar da doença quando houver febre, irritação ou agitação, vômitos e recusa alimentar, convulsões e "moleira" inchada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página