Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2011 - 15h18

Praça Vilaboim, em SP, recebe nova iluminação

Publicidade

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Desde a madrugada de sexta-feira, a movimentada praça Vilaboim, em Higienópolis (na região central de São Paulo), está mais iluminada.

Ela ganhou uma luz parecida com a da avenida Paulista, com 18 postes metálicos com lâmpadas de LED, substituindo as antigas de vapor de mercúrio e sódio, que tinham luz amarelada.

São 12 postes no entorno da praça e seis em seus canteiros internos. Eles têm um sistema inteligente que faz com que a luz se acenda gradualmente no crepúsculo e se apague, também aos poucos, na aurora do dia.

As lâmpadas de luz branca consomem 30% menos energia, têm vida útil mais longa e iluminam melhor, mas custam 50% a mais que as convencionais.

Toda a troca na Vilaboim durou dois meses e custou cerca de R$ 50 mil -as luminárias foram doadas por uma empresa não identificada e a instalação foi feita pela Ilume (departamento de iluminação pública da Prefeitura de São Paulo).

Zanone Fraissat /Folhapress
Nova iluminação na praça Vilaboim, em Higienópolis
Nova iluminação na praça Vilaboim, em Higienópolis

Os frequentadores da praça, que é cercada de barzinhos e restaurantes e está a 140 metros da Faap, disseram que ela já era bem iluminada e desconhecem se por lá havia um histórico de assaltos. Mesmo assim a mudança foi bem-vinda.

Karolin Rocha, 19, atendente da banca de revistas da praça, disse que preferia que o investimento tivesse sido feito no entorno do parque Buenos Aires, vizinho dali, onde muitos moradores fazem caminhadas à noite e há um ponto de ônibus sempre cheio, na avenida Angélica.

"Lá é muito escuro, dá medo de passar. Se não fosse tão inseguro, era pra ter mais pessoas caminhando à noite."

LUZES NA CIDADE

A Ilume diz que, nesse primeiro momento, escolheu a colocação de novas lâmpadas em locais com grande concentração de pessoas no período noturno.

Até agora, já ganharam nova iluminação a avenida Paulista, o parque Ibirapuera, o túnel Ayrton Senna, as ruas Avanhandava, Amauri, do Arouche e Maria Antônia e a ponte Estaiada.

O órgão diz que vai colocar lâmpadas de LED e de vapor metálico em toda a cidade assim que o processo de licitação for concluído.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página