Descrição de chapéu Obituário José de La Peña Neto (1948 - 2019)

Mortes: Jornalista, pautou a educação de crianças carentes

Por 15 anos, José de La Peña Neto realizou trabalho assistencial com crianças das comunidades do Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ser humano amoroso movido por três paixões: filhos, netos e o trabalho. Dessa forma a psicóloga Luciana de La Peña, 41, descreve o pai, o jornalista José de La Peña Neto, que morreu no dia 15 de agosto, aos 71 anos, de infarto.

A cada intervalo diário que a profissão permitia, La Peña grudava nos filhos e nos netos. “Meu pai gostava de dizer que todo mundo se parecia com ele”, recorda Luciana.

Além do jornalismo, o samba corria pelo seu sangue. Ele foi um dos fundadores do Clube do Samba, no Rio de Janeiro, e tornou-se amigo do cantor e compositor João Nogueira.

Intenso na profissão, La Peña escrevia com a mesma facilidade com que respirava. “Ele nasceu para o jornalismo. Meu pai contava para todo mundo que, quando entrou no Jornal do Brasil, o chefe perguntou se iria trabalhar por diletantismo ou vocação. Ele disse que era por vocação porque não sabia o significado de diletantismo”, conta.

Além do Jornal do Brasil, o jornalista passou pela Tribuna da Imprensa e pela sucursal da Folha de S.Paulo, no Rio, onde durante cerca de quatro anos escreveu as crônicas de carnaval (década de 1980).

La Peña também foi um homem preocupado com a educação de crianças carentes. Durante 15 anos, manteve o projeto Monte Castelo Social, pelo qual ajudava crianças e famílias de algumas comunidades do Rio de Janeiro com cesta básica, material escolar, uniforme, mochila e tratamento de saúde.

O jornalista José de La Peña Neto nasceu e viveu no Rio de Janeiro. Ficou um mês no Hospital Pró-Cardíaco. No dia que teria alta, seu quadro de saúde piorou e ele não resistiu. Deixa três filhos e dois netos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.