Descrição de chapéu Obituário Milton Ferretti Jung (1935 - 2019)

Mortes: 'Voz do Rio Grande', narrou o milésimo gol de Pelé

Radialista ficou marcado por seu perfeccionismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Quando as cornetas de uma das mais tradicionais vinhetas do rádio soavam, os gaúchos sabiam que iriam escutar o noticiário lido por Milton Ferretti Jung. 

O radialista foi possivelmente quem mais tempo ficou à frente de um mesmo programa no país. Foram pelo menos 50 anos apresentando o "Correspondente Renner", programa que mudou de "sobrenome" ao longo do tempo com as mudanças dos patrocinadores da Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

"Ele tinha uma capacidade técnica de leitura de notícias completamente diferente da maioria dos seus contemporâneos. Sua pronúncia era corretíssima", afirma Luiz Arthur Ferraretto, coordenador do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 

Radialista gaúcho Milton Ferretti Jung, que marcou a história do rádio com estilo perfeccionista e narrações de futebol
Radialista gaúcho Milton Ferretti Jung, que marcou a história do rádio com estilo perfeccionista e narrações de futebol - Arquivo Pessoal

"Ele pesquisava muito e às vezes as pessoas achavam que estava errado, mas era correto", relembra Christian Jung, 52, o mais novo dos três filhos, ao comentar o cuidado do pai com as pronúncias em línguas estrangeiras.

O filho do meio, Milton Jung, como o pai, seguiu mesma a profissão e se transformou em um dos mais conhecidos radialistas de São Paulo, onde apresenta um programa na rádio CBN. Jacqueline, a mais velha, é professora. 

Milton, o pai, ficou conhecido como a Voz do Rio Grande. Narrou fatos históricos como o milésimo gol da carreira de Pelé, em 1969, à queda das Torres Gêmeas de Nova York, em 2001. 

Suas narrações esportivas ficaram marcadas pelo bordão "gol, gol, gol" ao invés do mais popular, até então, "goooooool". Mas foi da maneira anterior que o milésimo gol de Pelé foi narrado por Jung diretamente do Maracanã.

Jung morreu em Porto Alegre, no dia 28 de julho, por problemas decorrentes do Alzheimer. Ele deixa três filhos, quatro netos e a segunda mulher, Maria Helena.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.