Colocar teoria aprendida na pós em prática é essencial, diz especialista

PAULA PACHECO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo em um momento de recuperação tímida do mercado de trabalho, o investimento em uma pós-graduação vale a pena e pode abrir portas nas empresas –ou ao menos evitar que elas se fechem. Essa é a opinião da especialista em carreiras Cláudia Monari, diretora de operações da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado.

Para a especialista, o curso é melhor aproveitado por alunos que tenham experiência de ao menos seis meses na área de atuação.

Leia os principais trechos da entrevista.

Folha- Vale a pena investir na pós-graduação mesmo num momento de crise?
Cláudia Monari - É importante que o profissional saiba que entrar agora em uma pós-graduação não é garantia de que conseguirá uma vaga. O mercado de trabalho ainda apresenta recuperação muito tímida. Mas sempre é tempo de estudar. Melhor começar agora do que nunca fazer o curso. Ficar estagnado pode levar ao fechamento de muitas portas, enquanto começar a estudar pode ajudar a abrir muitas outras, embora não seja algo que ocorra automaticamente.

Como escolher o melhor tipo de curso de extensão, como pós ou mestrado?
O curso de pós-graduação deve ser escolhido de acordo com o objetivo de carreira de cada profissional. O curso deve oferecer temas teóricos que o aluno consiga colocar em prática no dia a dia.

Crédito: Keiny Andrade/Folhapress Ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo
Cláudia Monari, diretora de operações da Produtive

O que é melhor, começar a fazer a pós-graduação assim que se conclui a graduação ou esperar?
É melhor não emendar, ter um pouco de experiência antes. Minha sugestão é de seis meses a um ano do fim da graduação, até porque o profissional precisa exercitar o que aprendeu na teoria para definir os caminhos que quer traçar no mercado e qual curso de especialização é mais adequado a seus planos.

O aumento nos salários de quem faz pós depende da área de atuação?
Não, a tendência geral é que quem estuda mais ganha mais, já que toda carreira tem chance de promoção para quem mostra dedicação.

Se o profissional está empregado e vai escolher uma pós, o que deve ser levado em consideração? As oportunidades na empresa em que atua ou o mercado de uma forma geral?
Todo profissional deve saber aonde quer chegar na sua carreira, independentemente das ofertas da empresa em que está no momento. Pensar no curto prazo pode dar certo em um primeiro momento, mas pode prejudicar na carreira como um todo. A sugestão é pensar sempre no que você deseja e assumir o controle, em vez de deixar sua carreira a cargo da empresa.

O que fazer quando a empresa quer pagar a pós e escolher o curso que vai ser feito?
Se esse for um pedágio que será preciso pagar para ter uma oportunidade no futuro, acho que vale a pena. Mas, se o profissional olhar para o futuro e não se enxergar desenvolvendo a sua carreira naquele lugar, pode não compensar.

Ter uma pós-graduação vai deixar de ser um diferencial, como aconteceu com o conhecimento do inglês?
O mercado já funciona assim. Ter pós-graduação não vai diferenciá-lo de outros profissionais, mas, ao mesmo tempo, o fato de não ter o título pode fechar portas.


RAIO-X

Idade
52 anos

Formação
Psicologia na Universidade Metodista de São Paulo e MBA em Recursos Humanos na Universidade de São Paulo

Carreira
Trabalhou na área de RH na General Motors, Novartis, Votorantim e Gerdau. Hoje é diretora de operações na consultoria Produtive

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.