Creches em obras atrasam aulas de crianças matriculadas pela gestão Doria

Secretaria afirma que alunos afetados serão atendidos neste mês

Regiane Soares Rivaldo Gomes
São Paulo | Agora
Prédio da CEI Jorginho, em Americanópolis, na zona sul, ainda está em obras e não há previsão de término
Prédio da CEI Jorginho, em Americanópolis, na zona sul, ainda está em obras e não há previsão de término - Rivaldo Gomes/Folhapress

As aulas começaram nesta segunda-feira (5) na rede pública municipal de São Paulo, mas em seis creches em obras os alunos terão que esperar até o fim do mês. O prazo foi dado por funcionários ou operários das unidades. No final do ano passado e em janeiro, essas creches matricularam alunos mesmo com os prédios em obras ou fechados.

Reportagem do "Agora" no início de janeiro mostrou que a Secretaria Municipal de Educação, da gestão João Doria (PSDB), estava matriculando crianças de 0 a 3 anos em creches ainda em construção.

Na ocasião, a secretaria disse que as unidades seriam inauguradas antes do início do ano letivo ou até esta segunda, data do início das aulas, o que não ocorreu. Doria prometeu abrir 65 mil vagas até março.

O "Agora" voltou a seis unidades nesta segunda e verificou que em quatro delas os prédios continuam em obras e as crianças, sem aulas.

Na CEI (Centro de Educação Infantil) Maria de Lourdes, no Butantã (zona oeste), operários rebocavam as paredes das salas. Do lado de fora havia uma caçamba e cavaletes orientavam os pedestres, pois não havia calçada em frente ao prédio.

Poucos metros à frente, em outro imóvel da mesma rua, uma funcionária da unidade disse que a obra deve terminar até o fim do mês, quando devem começar as aulas.

Na CEI Castelo Branco, na Brasilândia (zona norte), funcionários disseram que as aulas devem começar no dia 19 e que as obras estão na fase final. O prédio tem três pavimentos além do térreo. No primeiro é possível ver andaimes e, na calçada, há tijolos e areia.

Na Liberdade, onde funcionaria a CEI Amor de Criança, há apenas um prédio fechado. Vizinhos disseram que no local funcionava uma escola particular que seria adaptada para receber uma creche, mas nada foi feito. Já a CEI Rio Claro, no Capão Redondo, foi descredenciada .

OUTRO LADO

A secretaria de Educação disse por meio de nota que todos os alunos matriculados nas creches citadas serão atendidos em fevereiro. Porém, não informou qual dia do mês será feito o atendimento das crianças matriculadas.

Segundo a secretaria, as aulas começam dentro do cronograma de implantação de novos convênios, que prevê a instalação de novas unidades durante todo o ano.

A pasta disse ainda que no caso das CEIs Rio Claro, no Capão Redondo, e Amor de Criança, na Liberdade, os convênios foram interrompidos pelas próprias entidades, que não conseguiram cumprir as exigências da prefeitura. Os alunos [dessas unidades] já foram encaminhados para outras unidades próximas de suas residências, disse.

Segundo a gestão Doria, as diretorias regionais de educação estão em contato com as famílias dos alunos dessas unidades e à disposição para esclarecimentos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.