Descrição de chapéu Enem

Segunda fase da Fuvest passa a ter só dois dias de prova; veja mudanças

Novidades valerão já para o vestibular 2019; inscrições começam em agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jovem tem rosto pintado e cabelos cortados como parte da comemoração pela aprovação na Fuvest
Jovem tem rosto pintado e cabelos cortados como parte da comemoração pela aprovação na Fuvest - Gabriel Cabral - 02.fev.18/Folhapress
São Paulo

O vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo), terá algumas alterações a partir deste ano, segundo decisão do Conselho de Graduação. A principal é a redução dos dias de prova na segunda fase do processo seletivo, que passará de três para dois. 

Até o vestibular 2018, a segunda fase foi dividida em três partes: no primeiro dia, dez questões de português e uma redação; no segundo, 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio; e, no terceiro, 12 questões de disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

Agora, serão apenas duas, como foi divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Jornal da USP. No primeiro dia, será a prova de português e redação, no mesmo formato dos vestibulares anteriores, e, no segundo dia, as questões de disciplinas específicas, exigida pela carreira escolhida. 

Nessa prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP. 

A primeira fase não terá alterações e continuará a avaliar os conhecimentos gerais do candidato, com 90 testes abordando disciplinas obrigatórias do ensino médio. 

Outra mudança, no entanto, será a inscrição por modalidade de vaga. Os candidatos deverão escolher já no ato da inscrição, além do curso, o tipo de vaga que concorrerá: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) ou Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). 

Para o ingresso em 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com isso, a concessão de bônus para alunos de escola pública, que ocorria desde 2006, deixa de existir. 

Também mudará o total de chamadas de aprovados, de seis para cinco, e deixa de existir o processo de reescolha para candidatos não matriculados e que não tivessem sido eliminados até a sexta chamada. Assim, caso haja vagas não preenchidas em algum curso, elas ficarão disponíveis para transferências interna e externa. 

VESTIBULAR 2019

As inscrições para o vestibular 2019 começam no início de agosto deste ano, mas a data exata ainda não foi divulgada. Já a taxa será a mesma da edição anterior, de R$ 170. A prova da primeira fase acontecerá em 25 de novembro e as da segunda, a partir de 6 de janeiro. 

A lista de livros obrigatórios também terá mudanças no próximo processo seletivo, com a retirada de “A Cidade e as Serras, para a inclusão de “A Relíquia”. As demais obras são: “Iracema”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “O Cortiço”, “Vidas Secas”, “Minha vida de Menina”, “Claro Enigma”, “Sagarana” e “Mayombe”. 
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.