Unicamp é a melhor universidade da América Latina, diz ranking inglês

Brasil lidera ranking com um terço das universidades da lista latina

São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina, segundo nova publicação do conceituado ranking britânico Times Higher Education.

A universidade já aparecia em primeiro lugar no ranking do ano passado, uma posição à frente da USP (Universidade de São Paulo). O Brasil domina a lista latina, com 43 das 129 universidades listadas. 

Seis universidades brasileiras estão no top 10, e a maior parte delas subiram de posição em relação ao ano anterior. Além de Unicamp e USP, entre as melhores aparecem Unifesp (Universidade Federal de SP), que saltou do 7º para o 4º lugar; PUC-Rio, hoje no 7º lugar, antes no 9º; UFMG (Universidade Federal de MG), que saiu do 11º lugar para o 9º; e UFRGS (Federal do RS), hoje no 10º lugar, que antes não aparecia no ranking. 

Apesar da superioridade no ranking geral, o país falha em pontos específicos, segundo análise da publicação. É o caso da internacionalização das universidades. Enquanto Equador e Chile marcam 71,6 e 66,4 nesse indicador (em uma nota de 0 a 100), a nota do Brasil é 28,4. 

No ranking mundial, a USP aparece à frente da Unicamp. Isso acontece porque o ranking da América Latina parte dos mesmos critérios do ranking geral, mas usa de ponderações específicas para melhor refletir a realidade regional, segundo a publicação. 

A Times Higher Education afirma, porém, que "uma série de universidades notáveis da América Latina não aparecem no ranking porque não enviaram dados". 


Dez universidades mais bem colocadas no ranking

  1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  5. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México)
  6. Universidade do Chile (Chile)
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  8. Universidade de Los Andes (Colômbia)
  9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Essas universidades também aparecem bem listadas no RUF (Ranking Universitário Folha), ainda que em posições diferentes. A classificação produzida pela Folha tem UFRJ (Federal do RJ), Unicamp, USP, UFMG, UFRGS, UFSC (Federal de SC), Unesp (Estadual Paulista), UFPR (Federal do Paraná), UnB (Brasília) e Ufscar (Federal de São Carlos) na lista das melhores.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.