Fuvest abre nesta segunda (13) período de inscrição para vestibular 2019

Estarão sob disputa 8.362 vagas em 183 cursos da USP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Considerado o maior vestibular do país, a Fuvest abrirá, a partir do meio-dia desta segunda-feira (13), o período de inscrição para a seleção de 8.362 vagas em 183 cursos da USP (Universidade de São Paulo).

As inscrições podem ser feitas aqui.

Os interessados têm até 14 de setembro para garantir participação no certame. A taxa de inscrição é de R$ 170 e deverá ser paga até o dia 18 de setembro. A universidade aceitou pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição para candidatos de baixa renda até o dia 31 de julho. Os beneficiados serão conhecidos no dia 20 de agosto.

Campus da Cidade Universitária da USP,  no Butantã (zona oeste de São Paulo)
Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã (zona oeste de São Paulo) - Marcos Santos/USP

Ao preencher o formulário de inscrição, será preciso cadastrar o CPF e o número do documento de identidade (RG). O candidato também terá que anexar uma foto com o rosto bem visível. A fotografia será usada no procedimento de reconhecimento facial, uma medida implantada pela instituição para evitar fraudes.

Para candidatos com alguma deficiência, será preciso informar as necessidades de adaptação da prova no ato da inscrição. Até o dia 15 de setembro, o candidato nessa categoria deverá enviar a documentação médica que comprove a solicitação.

Os candidatos deverão escolher já no ato da inscrição, além do curso, o tipo de vaga que concorrerá: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) ou Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). 

Para o ingresso em 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com isso, a concessão de bônus para alunos de escola pública, que ocorria desde 2006, deixará de existir.

O número de vagas que a instituição ofertará por meio do Sisu ainda não foi divulgado.

FASES

O processo seletivo da Fuvest é dividido em duas fases. Na primeira, os estudantes terão que responder a 90 questões de conhecimentos gerais. A fase objetiva será aplicada no dia 25 de novembro, a partir das 13h. Os locais de prova, segundo a organizadora do vestibular, serão divulgados no dia 16 deste mês.

Já na segunda fase, os estudantes responderão questões discursivas de língua portuguesa e, pelo menos, duas disciplinas específicas conforme o curso escolhido, além de uma redação. A novidade é que a etapa discursiva de 2019 será mais enxuta: a prova será executada em dois dias e não mais em três. Os testes da segunda fase serão aplicados entre os dias 6 e 7 de janeiro.

No dia 6 de janeiro, as provas serão compostas por dez questões de português e mais uma redação. No dia 7, 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido.

Os estudantes dos cursos de artes visuais, artes cênicas e música terão ainda que responder a provas específicas. A lista dos aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro. Estão previstas ainda mais quatro convocações: 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro.

Os treineiros conhecerão seu desempenho na prova no dia 6 de fevereiro. Outras informações sobre o vestibular da Fuvest podem ser consultadas aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.