Após liberação de celulares nas salas de aula, SP ainda não tem diagnóstico

Secretaria de Educação diz que ainda está em processo de adaptação do uso da ferramenta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase um ano após a liberação de celulares em sala de aula nas escolas estaduais de São Paulo, a Secretaria de Educação afirma que ainda enfrenta desafios e que está em processo de adaptação do uso da ferramenta.

Apesar de considerar um caminho sem volta, o secretário João Cury Neto diz que a utilização dos celulares acontece com parcimônia na rede estadual de ensino.

"Estamos nos adaptando, discutindo o conteúdo adequado para cada ciclo, planejando melhorias na estrutura e também na aquisição de equipamentos", explica.

Segundo Cury Neto, a tecnologia é muito útil, precisa ter espaço na educação, mas demanda tempo para que atinja efeitos positivos.

Em novembro de 2017, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que liberou o acesso dos celulares para fins didáticos em todo o estado.

A decisão deu fim a um dilema enfrentado por professores e alunos, que não tinham uma orientação legal ou técnica sobre os limites da utilização do equipamento dentro da escola.

Para o secretário, estudantes na faixa etária entre 6 e 13 anos devem usar os celulares com muita moderação enquanto estudam

"Os mais novos requerem mais cuidados, pois o uso excessivo da internet pode comprometer o desenvolvimento de outras habilidades", disse.

Sobre os smartphones, Cury Neto afirma ainda que são necessários três pilares para estruturar seu uso didático: o conteúdo curricular à disposição de professores e alunos, a cobertura das escolas com a rede wi-fi, e a oferta dos próprios equipamentos —nem todos os alunos possuem um aparelho celular e menos de mil escolas têm acesso à internet sem fio.

Ele explica que, por se tratar de um fenômeno novo, fica difícil avaliar resultados nesses primeiros meses desde que a medida entrou em vigor.

Na escola estadual Ítalo Berarello, no bairro Jaraguá, zona norte da capital paulista, o uso do celular já se tornou uma prática comum desde a liberação no ano passado.

O diretor da unidade, Ariovaldo Guinther, diz que os professores precisaram se reciclar para aprender a melhor forma de aproveitar a ferramenta. Eles também ensinam aos alunos como podem fazer um melhor uso do celular.

"Trouxemos para o nosso lado uma ferramenta que amplia o leque de aprendizagem. Muitos alunos desconheciam as possibilidades que tinham no celular. Agora eles leem livros, fazem traduções durante a aula de inglês, calculam, além de terem experiências que geram debates na classe."

Segundo explicou, hoje a maioria dos alunos já entende que jogos e redes sociais devem ser acessados nos intervalos ou fora da escola. "Desde que foi liberado, eles passaram a respeitar mais", disse.

Na escola, que tem 1.500 alunos, a maioria já possui o aparelho. Por enquanto, a alternativa para os que não têm é fazer os trabalhos em grupo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.