Enem tem 1ª fase para 5,5 mi com redação e provas de humanas

Fique atento, primeiro dia do exame coincide com mudança do horário de verão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de 5,5 milhões de pessoas estão inscritas para fazer a primeira parte da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicada neste domingo (4), a partir das 13h (horário de Brasília).

Neste ano, o nervosismo, a ansiedade e a pressão muito presentes entre os participantes ganhou um outro componente: o horário de verão. Os relógios precisaram ser adiantados em uma hora desde a 0h em dez estados, além do Distrito Federal.

A alteração vai gerar quatro horários de fechamento de portões nos locais de prova pelo país. Quando o relógio marcar 10h no Acre, 11h em Roraima, 12h em Mato Grosso e 13h em São Paulo, por exemplo, nenhum inscrito poderá acessar os espaços do exame.

O governo Michel Temer (MDB) chegou a anunciar o início do horário de verão para o dia 18 deste mês, no fim de semana seguinte ao último dia de prova do Enem (11). Mas recuou e definiu a mudança de horário para este domingo.

Para o estudante não se perder entre os ponteiros, Vinícius de Carvalho Haidar, coordenador do Poliedro, em São Paulo, ensina um "pacote" de medidas.

É recomendado, segundo Haidar, que o participante esteja no local de prova uma hora antes do início do exame. Nesse intervalo, o estudante poderá conferir se está portando documento pessoal com foto, de preferência o RG, e uma caneta preta de tubo transparente —item obrigatório para responder o gabarito. Muita água, barra de cereal e fruta vão ajudar a tornar a maratona menos tortuosa.

Na primeira fase, o participante vai enfrentar uma enxurrada de textos. Serão 45 questões da área de linguagens, que engloba conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), mais 45 questões distribuídas entre geografia e história, além de uma redação no gênero disssertativo-argumentativo.

Segundo Roberta Hernandes Alves, coordenadora de língua portuguesa da escola Lourenço Castanho, em São Paulo, o Enem não usa textos de apoio como pretexto para fazer uma pergunta, diferentemente de outros vestibulares. "As perguntas de linguagens são pautadas pelo texto. Então é fundamental uma leitura atenta para encontrar a resposta correta", diz.

Em história, são esperadas questões ligadas aos conflitos do século 20, como a Segunda Guerra Mundial. Em geografia, temas como a crise humanitária na Venezuela, globalização e a guerra comercial entre EUA e China são os mais esperados.

Na redação, o participante terá que prestar muita atenção na proposta de intervenção, última parte do texto.

Segundo o manual do Inep (responsável pelo Enem), um dos cinco itens que serão avaliados no texto é a capacidade de "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos". Quem não cumprir o requisito poderá perder até 200 dos 1.000 pontos possíveis.

Até o exame de 2016, quem ferisse os direitos humanos teria a nota zerada. No ano passado, decisão do Supremo Tribunal Federal excluiu esse item entre os critérios que anulavam a prova.

O estudante terá 5h30 para resolver a primeira etapa do Enem. A segunda parte, com 90 questões de matemática, biologia, química e física, será realizada no domingo seguinte (11).

O Enem é considerado o segundo maior exame público do mundo. É uma das portas de entrada para seis em cada dez instituições públicas e privadas do país, de acordo com dados tabulados do MEC (Ministério da Educação).


Veja dicas para o Enem

Horário Chegue uma hora antes do fechamento dos portões

Lanchinho Leve água, barra de cereal e fruta para matar a fome durante a prova. Chocolate também pode ser uma boa opção

Caneta reserva Leve mais de uma caneta esferográfica de tinta preta 

Endereço Não esqueça o cartão de confirmação de inscrição, que contém o endereço do seu local de prova e o número da sala

Relógio Não leve relógio. Seu uso durante a prova é proibido

Documento Não esqueça documento original com foto. Sem ele, você não poderá fazer o exame

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.