Descrição de chapéu Pós-graduação

Abordagem prática faz crescer mestrado profissional no país

Matrículas aumentaram 14,8% em 2017, ante 2,2% da versão acadêmica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os efeitos dos anos de crise esfriaram também os números da educação superior no Brasil, na graduação ou em mestrados e doutorados. 

Matrículas e formaturas passaram a crescer mais devagar em 2016 e 2017. Nesse relativo desânimo, porém, se destacam os cursos de mestrado profissional —voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Os mestrados profissionais são também stricto sensu, e estão sujeitos às mesmas normas dos acadêmicos. Seus títulos têm o mesmo valor —não são como as especializações para os graduados em cursos superiores. Mas sua abordagem mais prática pode estar atraindo mais estudantes.

De 2014 a 2016, o número de estudantes matriculados nos mestrados acadêmicos cresceu em média 4,8% ao ano. Já em 2017, aumentou só 2,2%. Nos mestrados profissionais, o crescimento baixou, mas o ritmo é outro: cresciam a 16,4% no triênio 2014-16 e a 14,8% em 2017, último dado do governo disponível.

Os programas acadêmicos ainda são os campeões de matrículas: cerca de 129 mil, ante 38 mil dos cursos ditos “profissionais”. Mas, em 2009, 11% dos mestrandos estavam nos cursos profissionais; em 2017, eram 29%.

O número de mestrados profissionais também aumenta mais rápido. No quadriênio 2013-2017, o crescimento foi de 77%, segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Ministério da Educação que supervisiona a pós-graduação stricto sensu). 

No caso dos acadêmicos, o crescimento foi de 17%; nos cursos de doutorado, 23%.

O crescimento do mestrado profissional ajudou a manter estável a relação entre a quantidade de mestrandos e de formados no ensino superior. Desde 2013, o total de mestrandos flutua em torno de 13% do total de estudantes que concluíram a faculdade.

Não há estatísticas oficiais ou levantamentos extensivos e comparáveis dos cursos de pós-graduação limitados à especialização (lato sensu). 

Como a flexibilidade tende a ser cada vez mais a norma, dadas as transformações rápidas nas profissões e no mercado de trabalho, será inevitável o crescimento de especializações que complementem a formação da graduação ou mesmo de uma pós convencional (stricto sensu).

Na cúpula de 2017 dos líderes estratégicos da educação pós-graduada (Strategic Leaders Global Summit on Graduate Education, do Council of Graduate Schools e da empresa Educational Testing Service), uma das recomendações principais era “desenvolver mais cursos online e híbridos” a fim de ampliar o acesso à pós-graduação convencional para quem não pode deixar o trabalho.

Os números do avanço dos cursos profissionais parecem ser um indício de uma tendência que aparece mesmo nos programas tradicionais de mestrado: um direcionamento menor para a pesquisa e a carreira universitária (doutorado e docência). 

Porém, há indícios também de que a proliferação de cursos ainda mais dirigidos para o mercado, os de especialização (lato sensu), podem diminuir a vantagem relativa de cursar alguns deles.

Enfim, embora o mestrado acadêmico esteja perdendo parcela das preferências, é preciso notar o avanço do número de pessoas cursando doutorado. 

Desde 2009, a modalidade cresceu 93%, ante 39% dos mestrados acadêmicos e 270% dos profissionais. Eram mais de 112 mil doutorandos no ano de 2017.

Especializações profundas e demoradas também têm apelo, sinalizam competência e disciplina e podem compensar muito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.