Descrição de chapéu Pós-graduação

Cursos de pós-graduação em gestão se adaptam a cenário de incertezas

Escolas apostam em neurociência e marketing para formar líder capaz de integrar empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Martins
São Paulo

Um gestor de destaque hoje deve combinar, além de um repertório de conhecimentos amplo, que inclua áreas como finanças, marketing e empreendedorismo, habilidades para acompanhar as mudanças dentro das empresas —com setores cada vez mais integrados.

Para formar esses profissionais mais completos e versáteis, cursos de pós-graduação em gestão tentam preencher lacunas que seus estudantes possam ter com disciplinas relacionadas às diversas áreas de uma empresa combinadas a métodos de solução de problemas e negociação.

Empresas pedem que as pessoas saibam gerir equipes em um cenário de incertezas, afirma Tatsuo Iwata, pró-reitor de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Para isso, pode ser necessária a interação entre departamentos.

A psicóloga Daniela Grilli, 27, por exemplo, aprendeu na pós-graduação em gestão de recursos humanos na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) a trabalhar em conjunto com a área financeira da escola onde trabalha, em São Paulo, na conscientização de professores sobre cortes de custos.

“Conseguimos mostrar, de forma mais transparente, como gastando menos poderíamos dar novos benefícios. Agora temos massagista a cada 15 dias para os professores, já que a escola é infantil e eles se mexem muito durante o dia”, conta ela.

A meta das instituições é colocar no mercado profissionais mais adaptáveis, que entendam um pouco de neurociência aplicada aos negócios e marketing ou coaching para usar em suas funções, afirma Batista Gigliotti, professor de estratégia empresarial na Business School São Paulo. 

E suas aulas não ficam só no básico. “Ensino planejamento estratégico e monto o curso pressupondo que o aluno já tem algum conhecimento do assunto. Minha proposta é mostrar quais são as tendências na área e discuti-las”, afirma Batista.

Para quem acaba de assumir cargos de coordenação ou supervisão, porta de entrada para uma carreira executiva, essas discussões na pós-graduação podem ser particularmente inspiradoras.

Promovida a coordenadora há seis meses numa multinacional de produtos para ciclistas, Carolyne Nogueira, 23, faz um curso chamado primeira pós em marketing e gestão, na ESPM, específico para quem está começando a carreira. Lá, aprendeu a melhorar suas pesquisas de satisfação do cliente na empresa onde trabalha.

“Convenci o diretor a investir mais nesses levantamentos e vimos que alguns vendedores batiam metas, mas tinham atendimento ruim. Fizemos treinamentos para ajudá-los”, conta.

Segundo Paulo Lemos, coordenador do curso de gestão estratégica da FGV (Fundação Getulio Vargas), a pós-graduação nessa área permite ao aluno desenvolver um setor na empresa ou até criar uma empresa fora dela.

Aluno do curso em gestão de negócios no Senac, Igor Juncal, 27, combina o que aprendeu em seus dois empregos: coordenador de qualidade em um hospital e sócio de uma empresa de delivery de bebidas em São Paulo.

“Nas aulas, tive ideias para melhorar o atendimento no hospital e para investir na divulgação do meu negócio. Já temos um pequeno ponto e cerca de cem clientes que fazem pedidos todos os dias”, diz. Agora, Igor diz se considerar mais capacitado para conciliar as duas funções. 

 

DEPOIMENTO

‘Aprendi a desenvolver novos produtos’

"Passei quase 20 anos na área de educação até ir trabalhar com meu marido em suas academias, como gestora. Estudava o assunto, mas quis fazer um curso. Aprendi a negociar com fornecedores e a pensar em soluções para trazer clientes nos horários em que o espaço ficava mais vazio. Como tenho experiência com crianças, criei convênios para aulas de natação com escolas próximas. Deu certo, e expandimos a ideia: agora, também oferecemos “day use”, para que os pequenos passem o dia todo conosco nas férias, com esportes e brincadeiras. Aprendi a planejar esses novos produtos em sala de aula e acho que conseguimos reposicionar bem a marca da empresa. O curso de gestão me ajudou a ser uma profissional mais autônoma e a unir a experiência que já tinha como pedagoga, da qual é impossível me desvincular, ao negócio."

Márcia Passomi, 56 anos, pedagoga, cursou pós-graduação em gestão de negócios no Senac

 

O QUE E ONDE ESTUDAR

Gestão de negócios
Curso do Senac oferece aulas de modelo de negócio, negociação, comércio exterior e logística. Inscrições até 28/2, com início em março. Dura 18 meses. Preço: R$ 16.061

Administração de recursos humanos 
Na Faap. Tem foco em gestão de pessoas e oferece disciplinas como liderança de equipes. Inscrições abertas; início em março. Duração 24 meses. Preço: R$ 23,3 mil

Primeira pós em marketing e gestão 
Curso da ESPM para alunos que estão na primeira experiência em cargos de chefia, como coordenador. Duração 12 meses. Inscrições até 3/3, com início no dia 13/3. Preço: R$ 30.587

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.