Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Advogados da OAB fazem plantão para atender casos de violência em protestos

Seção paulista da Ordem diz ter receio de ações hostis contra os manifestantes em oposição ao corte de verbas da educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quinze advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP (seção de São Paulo das Ordem dos Advogados do Brasil) estarão de plantão nesta quarta-feira (15) para atuar no caso de eventuais violações ao direito de manifestação.

De acordo a advogada Ana Amélia Mascarenhas Camargos, presidente da comissão, a medida foi tomada diante do receio de que ocorram atos hostis e violentos contra os manifestantes, que protestam em oposição aos cortes determinados pelo governo federal nos recursos da educação.

“O governo tem agido com agressividade”, disse à Folha, minutos após o presidente Jair Bolsonaro chamar os manifestantes de “idiotas úteis”, classificando-os como “militantes” e “instrumento político de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”.

Ana Amélia, que é professora de direito do trabalho na PUC-SP, afirma que “o governo trata a educação como gasto, enquanto o mundo todo considera como investimento fundamental para a formação da sociedade e para a melhora da qualidade de vida”. 

“Que cidadão este governo quer formar?”, pergunta Ana Amélia. “A educação é a base do mundo civilizado”, afirma. 

O ministro-chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, comparou a redução de recursos nas universidades com as dificuldades financeiras de um pai que pretende comprar um vestido para a festa de 15 anos da filha. "Então, ele diz: pode ser que não dê, então não vou sair para comprar cigarro, não vai ter cervejinha no final de semana."

O telefone da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP é (11) 3291-8210.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.